Geralmente, para começar um grande projeto, seja para a vida pessoal ou para o seu negócio, é preciso fazer uma tomada de crédito extra. Dessa forma, os empréstimos com garantia de imóveis podem ser uma boa solução para estes casos.

Apesar de pouco utilizada pelos brasileiro em geral, essa modalidade de empréstimo pode garantir várias vantagens para aqueles que procuram pela melhor opção de crédito.

Ficou interessado? Então confira neste artigo como funcionam os empréstimos com garantia de imóveis, bem como quais são os seus prós e os contras.

Como funcionam os empréstimos com garantia de imóveis?

Esse tipo de empréstimo tem como finalidade conceder crédito a uma pessoa utilizando o seu próprio imóvel como garantia da operação. Normalmente, esse tipo de recurso é utilizado para e realizar grandes projetos, investimentos que demandem maior volume de recursos. 

Para conseguir o empréstimo, é preciso que o usuário tenha um imóvel próprio, que poderá ser residencial ou comercial. Algumas instituições de crédito aceitam também como garantia imóveis em nome de terceiros, bastando que o dono assine concordando. Ele será previamente conferido pela empresa emissora do crédito, sem a necessidade de desocupá-lo.

Além do imóvel próprio, o cliente precisa apresentar uma série de documentos para adiantar os procedimentos de análise. 

  • RG e CPF;
  • matrícula do imóvel;
  • comprovante de estado civil, de residência e de renda.

Seu prazo de pagamento é um fator bem atrativo, podendo ser de no mínimo um ano e chegar a até incríveis 20 anos, dependendo da instituição escolhida. Desse modo, graças à segurança e conforto proporcionado, geralmente as taxas de juros estão entre as menores do mercado.

Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de empréstimo?

Antes de tomar a decisão de contratar um empréstimo desse tipo, é importante estar ciente de todos os prós e contras desse serviço. Afinal, apesar dos benefícios, o tomador deve ter certeza de que sua condição financeira poderá arcar com o prazo.

Vantagens

Esta modalidade de empréstimo com garantia de imóveis é um tipo de crédito pessoal e, por isso, não é preciso comprovar o destino final do dinheiro. Além disso, possui taxas de juros atrativas, que ficam na média de 1,15%, variando de acordo com o prazo e o tipo de garantia. Geralmente o valor que é entregue chega a ser de 50% do total do imóvel colocado na garantia. São aceitas garantias residenciais, comerciais, estando ou não averbados e também terrenos são aceitos como garantia da operação.  

Desvantagens

Para ter acesso a esta linha de crédito você deverá ter seu imóvel livre de ônus, ou seja, só são aceitos imóveis sem alienação ou hipoteca. Outro fator que limita é o valor mínimo para contratar um empréstimo com garantia de imóveis, que é de 50 mil. Algumas instituições definem ainda que a cidade onde o imóvel está registrado deve ter mínimo de 50 mil habitantes. 

Em que caso eu devo optar por esse empréstimo?

Além da possibilidade de se realizar aquisição de imóveis com acesso às melhores taxas de juros e prazos alongados, este tipo de empréstimo pode ser uma excelente alternativa para quem está com dívidas de curto prazo e com juros maiores. No caso de refinanciamento o dinheiro do empréstimo para quitar dívidas anteriores ao contrair uma única é uma condição muito utilizada. 

O usuário deve se basear em um planejamento financeiro de longo prazo para usar a alienação de imóveis como uma ferramenta viável. Desse modo, poderá ter chance de financiar grandes projetos, como uma viagem, abrir um novo negócio ou faculdade dos filhos, de forma mais segura com menores taxas.

Nem sempre aderir aos empréstimos com garantia de imóveis aponta falta de controle monetário, pode significar crescimento! Com um bom controle financeiro você poderá realizar seus sonhos e evitar vários erros na hora de adquirir recursos para um imóvel.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato com a Financia Tudo e descubra como um empréstimo seguro pode lhe ajudar a realizar seus projetos!

Você ainda pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.