Aprender e se dedicar sempre ao processo de aprendizagem é certamente uma das maiores riquezas do ser humano. E quem é empreendedor provavelmente sabe disso e ao se deparar com o tema de antecipação de recebíveis isso pode ficar ainda mais evidente!

O fato é que constantemente somos impactados por diferentes tipos de conceitos, termos e até mesmo operações que permeiam as atividades empresariais!

A gestão financeira de uma empresa é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos aspectos que mais envolve responsabilidades ao empresário e até mesmo é uma estratégia fundamental para que se possa sobreviver no mercado competitivo e até mesmo expandir!

Quando um negócio acaba não indo bem e seu fluxo de caixa e capital de giro se revela até mesmo insuficientes pode ser que o empreendedor tenha de dedicar seus esforços para encontrar um capital extra para ajustar a condição da empresa.

E é justamente nesse tipo de cenário que muitos podem se deparar a antecipação de recebíveis – porém, para chegar a esse ponto o empresário deve ainda ter de lidar com sua elevada complexidade e dúvidas.

Para poder lhe ajudar nessa empreitada, no decorrer desse conteúdo você terá a oportunidade de conhecer algumas das principais perguntas e respostas sobre o tema! Confira!

Antecipação de recebíveis – o que é afinal?

Boa parte dos empreendedores acabam tendo seu primeiro contato com esse perfil de crédito quando acabam se deparando com algumas dificuldades financeiras, ou seja, quando as contas no final do mês simplesmente não fecham!

De maneira geral e mais simplificada, a antecipação de recebíveis refere-se a uma linha de crédito destinada para empresas que visa a antecipação de duplicatas de venda a prazo.

Ela ainda pode ser destinada para parcelas no cartão de crédito ou até mesmo para cheques pré-datados.

Isso quer dizer que um determinado capital que somente entraria para sua empresa daqui a alguns meses poderá ser antecipado, de forma a quitar eventuais dívidas no presente momento!

Em suma, se a sua empresa fez uma venda com cheques pré-datados ou duplicatas, por exemplo, e isso se deu em três parcelas, você poderá negociar esses mesmos títulos com a instituição financeira, de forma a receber o total da venda em si!

Por isso, essa é uma transação que será efetivada entre a sua empresa e a instituição financeira, sem que seja possível afetar de alguma forma o consumidor final!

 

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto a forma que essa operação de crédito funciona – mas, algumas informações relevantes podem ajudar nesse entendimento de uma vez por todas!

O primeiro ponto de destaque é que, hoje em dia, a antecipação de recebíveis pode ser feita por uma série de instituições financeiras, como por exemplo, bancos, Securitizadoras!

Ela ainda pode ser efetuada por empresas que consolidem sua atuação em serviços de cartões de crédito!

Na verdade, o processo de acerca dessa operação é basicamente simples, e não há grandes mistérios quanto ao seu entendimento.

Em suma, a instituição onde foi firmado o contrato deverá antecipar o valor que eventualmente sua empresa viria a receber mais para frente.

Ela ainda deverá efetuar um desconto acerca da taxa de juros e também acerca dos encargos com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), sendo este último isento apenas às Securitizadoras de Crédito.

Logo que o valor é transferido para a conta da sua empresa, a instituição passará a ter maiores direitos acerca desse título futuramente!

Ou seja, de forma geral, quando um cliente realiza a quitação de sua duplicata, tanto a fatura quanto o cheque, serão recebidos pela instituição e não a sua empresa!

Vale destacar que tudo isso não se dá por meio de um processo automatizado. Isso porque, antes da sua consolidação, a empresa e seus clientes deverão ser submetidos a uma avaliação.

Essa avaliação é importante, uma vez que será destinada a indicar algum tipo de restrição ou inadimplência – e quando isso acontece a operação não poderá ser realizada!

E é ainda importante deixar claro que, se por ventura o cliente não sanar a dívida, sua empresa é que acabará responsável por esse crédito, podendo até mesmo responder por isso perante a instituição financeira!

Quando é mais indicado solicitar a antecipação de recebíveis?

Provavelmente se você chegou até aqui possa ter um dúvida bastante comum que permeia a cabeça dos empresários – quando é mais indicado recorrer a esse processo?

Essa é certamente uma decisão que envolve uma grande importância para a sua empresa e por isso é fundamental que você esteja de fato bem seguro quanto ao momento mais oportuno de apostar nessa estratégia!

Na verdade, essa é uma alternativa para momentos onde o seu negócio acabe precisando de um capital de giro, substituindo até mesmo outros métodos que sejam considerados mais burocráticos e até mesmo caros!

Isso quer dizer que, antes de se dedicar a concretizar a contratação de um empréstimo ou até mesmo demais métodos que eventualmente possam afetar o bem estar financeiro de sua empresa, considere fazer a contratação de antecipação de recebíveis!

 

E quais são as vantagens?

Algumas vantagens podem ser associadas à contratação de uma antecipação de recebíveis, e você poderá conhecer algumas delas abaixo:

  • Você não estará realizando um empréstimo para a sua empresa!

Uma das principais vantagens associadas a esse tipo de linha de crédito é o fato de não estar recorrendo a um empréstimo bancário! Isso quer dizer que você não está pedindo dinheiro emprestado.

Isso porque o capital antecipado já pertence à sua empresa e por meio dessa contratação você estará somente antecipando a data referente ao recebimento.

  • Você recebe à vista

No lugar de receber o valor parcelado você poderá receber o montante total de forma antecipada. Isso é ideal para quem precisa arcar com algum dividendo ou até mesmo elevar sua competitividade no mercado!

  • Taxas mais atraentes

Comparadas a outras taxas de linhas de créditos aplicadas no mercado, a antecipação de recebíveis é uma das mais interessante e atraentes!

Isso porque elas são inferiores a muitas outras que são praticadas no mercado, garantindo melhores benefícios para sua empresa!

Agora que você já tem mais dicas e orientações já pode cogitar contratar uma linha de crédito de antecipação de recebíveis!