Você que está querendo trocar de carro já deve ter ouvido falar por aí sobre o consórcio, não é mesmo?

Muita gente tem dúvidas sobre as características, vantagens e desvantagens desta forma de aquisição de bens duráveis, que contempla não somente automóveis, mas também motos, caminhões, imóveis e até eletrodomésticos.

Quer saber todos os detalhes sobre o consórcio para não errar na hora de escolher essa forma de pagamento? Confira!

O que é o consórcio?

O consórcio é uma forma de aquisição em que não são cobrados juros, mas sim uma taxa administrativa para a empresa que oferece o serviço. 

Com o consórcio, você escolhe o valor de uma carta de crédito e paga mensalmente uma prestação. Na grande maioria dos casos, os valores são menores se comparados às prestações de financiamento. Ainda assim e, para garantir o melhor investimento, você deve ficar atento às variações da taxa cobrada pelas Administradoras.

Quais as vantagens e desvantagens?

A principal vantagem de um consórcio é o preço pago para adquirir seu carro tão desejado. Porém, ele pode não ser uma boa opção se você precisa do veículo de forma urgente. 

Quando você faz adesão a um grupo de consórcio, você participa de sorteios mensais — caso esteja com as prestações em dia — para ver se você é contemplado e ter o direito de pegar o valor da carta de crédito desejada. Portanto, você precisa contar com a sorte.

Caso a sorte não seja seu forte, você pode dar um lance em dinheiro e, então, abater o valor em parcelas. Para isto o seu lance deverá ser o maior dentre as ofertas. 

Um exemplo: se você pegar uma carta de R$ 40 mil e der um lance de R$ 15 mil (37,5% do valor) e o seu lance for o vencedor, o valor oferecido será abatido das suas prestações, de forma a reduzir o prazo final para quitação. Porém, lembre-se de que o seu lance tem que ser o maior entre os participantes ou estar entre os maiores, pois, dependendo da disponibilidade de saldo no grupo, a Administradora contempla o maior lance e também os subsequentes, liberando tantas cotas quanto o saldo permitir. 

Especificamente para imóveis o seu saldo de FGTS poderá ser utilizado para ofertas de lances ou quitação de parcelas. 

Fui contemplado, o que fazer?

Foi sorteado ou deu o maior lance? Agora você está próximo de adquirir o seu bem. Você receberá a carta de crédito da empresa contratada que dará o direito de comprar o veículo. Fator importante: só é possível utilizar a carta de crédito para comprar o bem escolhido inicialmente. Vale dizer que se você optou no início por um automóvel não poderá adquirir um imóvel. Ao contrário também não é possível. 

Pegar um veículo de menor valor achando que poderá utilizar a carta de crédito como você bem entende não é uma opção, pois o valor que sobrar deverá ficar de reserva ou quitar parcelas a vencer, abatendo o saldo devedor. 

Agora, se você optou por um valor e, no instante da compra escolher um veículo mais caro, é possível realizar a compra, desde que você arque com a diferença. 

Pronto, você agora está preparado para adquirir o seu consórcio sem correr riscos. Que tal ajudar seu amigo a sanar as dúvidas dele sobre consórcio? A Financia Tudo tem várias opções da modalidade, uma pode ser a ideal para você! 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.