O desconto de cheques refere-se a uma operação de crédito que permite antecipar o fluxo de caixa e isso é feito por meio de pré-datados!

Seu uso é potencialmente mais indicado para empresas de caráter privado e comercial, bem como indústrias e até mesmo prestadores de serviço – todos podem contar com os benefícios envolvidos!

Por meio dessa opção o cliente pode antecipar o recebimento de valores referentes às suas vendas a prazo e facilitar muito todos os trâmites do seu negócio de maneira geral.

Com o desconto de cheques pré-datados, pode-se ter recursos de caráter mais imediato de forma a atender todas as suas necessidades financeiras em um curto prazo de tempo, e ainda com mais segurança!

Mas, para poder entender de fato todos os benefícios e vantagens envolvidos na opção de desconto de cheques é interessante se inteirar melhor sobre o assunto de maneira geral!

Com isso em mente, continue lendo atentamente o conteúdo a seguir e descubra mais sobre esse assunto agora mesmo e eleve seus conhecimentos! Confira!

Desconto de cheques – antecipe os valores que a sua empresa receberia futuramente!

O desconto de cheques é algo bastante semelhante com a antecipação de fatura de cartão de crédito, ou seja, permite antecipar eventuais valores que sua empresa iria receber futuramente!

Por meio desse tipo de critério, o banco poderá acabar cobrando uma taxa e assim antecipar cheques pré-datados de forma a agregar benefícios para a sua empresa.

Vale salientar que não existe um valor mínimo acerca dos recebíveis e o valor máximo poderá concentrar uma variação de acordo com o porte e também seu ramo de atuação!

Outro aspecto importante é que o prazo para o vencimento acerca dos cheques poderá também ter uma variação, que vai de 6 dias até 120 dias corridos.

Já com relação ao prazo total do contrato de limite de crédito, o que pode ser considerado é o de 360 dias.

O valor acerca do limite de crédito indicado poderá ser definido levando em conta a capacidade de pagamento que a sua empresa poderá atestar!

Confira abaixo os encargos envolvidos nesse tipo de operação:

  • IOF – aqui é considerada a legislação vigente.
  • Tarifas bancárias – os valores das tarifas bancárias que são destinadas à operação podem ser avaliados com a instituição financeira.

É importante ainda destacar que o contrato deverá ser único para todas as operações de desconto e ainda precisa ser assinado pelos principais sócios e também pelos dirigentes da empresa ou terceiros – esse é um caso a ser avaliado que varia de cenário para cenário!

Confira a seguir, no próximo tópico, as principais vantagens acerca do desconto de cheques!

 

Principais vantagens em optar pelo desconto de cheques!

Algumas vantagens merecem ser destacadas quando se trata de desconto de cheques, confira abaixo:

  • Juros prefixados – isso é uma excelente notícia, pois ajuda a evitar que você acabe tendo de lidar com surpresas nada agradáveis quando o final do mês chegar! É uma forma de ter maior autonomia quanto aos seus gastos e comodidade para considerar um melhor controle financeiro!
  • Relatórios demonstrativos acerca das suas movimentações: por meio de um relatório mais consistente e preciso, você poderá acompanhar mais de perto todas as suas transações realizadas.
  • Liquidação acerca do desconto que foi realizado: você terá a opção de compensar o seu cheque sem que seja preciso ter de transitar na conta da empresa!

Mas, sem a menor sombra de dúvidas, uma das maiores vantagens relacionadas a desconto de cheques é a antecipação de recebíveis!

Isso porque, em grande parte dos casos, quando uma determinada empresa consolida uma venda a prazo, ela acaba também precisando receber os valores em um prazo mais curto do que o que é indicado na operação.

Diante dessa situação, pode ser mais interessante realizar o pagamento de uma determinada quantidade de juros para a instituição bancária ou até mesmo para uma Securitizadora de Crédito, também autorizado pelo Bacen.

Essa é uma forma que a sua empresa poderá conseguir levantar recursos e assim operacionalizar todos os trâmites internos – ou até mesmo realizar a compra de mercadorias novas e suprir outros tipos de demandas!

É importante evidenciar que o fato de a instituição financeira tornar possível o adiantamento de valores referentes aos títulos descontados não isenta os cedentes de arcar com a responsabilidade sobre esse aspecto.

Isso quer dizer que, se por ventura o cliente não quitar a duplicata ou até mesmo se dedique a cobrir o cheque, o valor que ficar em aberto deverá ser reembolsado de forma imediata ou até mesmo substituído por títulos que estejam prestes a vencer.

É importante ter em mente que todos os critérios deverão ser amplamente definidos em um contrato, que deverá ser assinado por ambas as partes!

Outro ponto crucial é que você se dedique a consultar uma empresa que realmente consiga             oferecer taxas e juros de fato mais atraentes – isso poderá fazer com que sua empresa consiga atribuir benefícios ainda mais evidentes!

 

Conclusão

O desconto de cheques é um serviço que permite ao comerciante conseguir realizar suas vendas a prazo e dessa maneira ainda receber no ato, o que pode ser uma grande alavanca para o seu sucesso de maneira geral!

Isso porque o banco deverá efetuar o pagamento do cheque e ainda aplicar sobre o valor indicado uma taxa de juros de caráter mensal, que pode variar substancialmente de uma rede bancária ou instituição financeira para outra.

É uma forma de sua empresa conseguir manter as atividades e investimentos constantes, sem depender da compensação total dos pagamentos a prazo!

Agora que você já tem maiores informações sobre tudo que envolve o desconto de cheques, que tal aderir a essa possibilidade na sua empresa? Conheça a Financia Tudo e encontre boas soluções para o seu negócio agora mesmo!