Uma das maiores preocupações de quem tem — ou pretende ter — um carro é a escolha entre os tipos de seguros de automóveis. Além de caber no bolso, é preciso que ele tenha a melhor cobertura possível, evitando dores de cabeça e estresses.

Quer conhecer as principais modalidades disponíveis, além de dicas para adquirir o seu? Confira nosso post!

Principais tipos de seguros de automóveis

O primeiro passo para escolher bem é saber quais as opções de tipos de seguros de automóveis disponíveis.

Coberturas básicas

Como o próprio nome indica, são aquelas que incluem danos materiais do próprio veículo, garantindo o reembolso ao segurado. Mais limitada, ela compreende riscos de raios, incêndios, explosões, roubos e furtos.

Cobertura compreensiva

Mais completo, abrange, além dos itens básicos (com indenizações totais ou parciais), proteção contra terceiros, danos morais, assistência e acessórios (faróis, vidros, som, imagem e comunicação) — desde que eles façam parte do modelo original do veículo.

Coberturas opcionais

Ampliam as apólices anteriores, estipulando limites máximos para cada caso.

Coberturas adicionais

Divididas em quatro grupos que abrangem, respectivamente:

  1. Partes do veículo (acessórios, carroceria, equipamentos, kit gás, blindagem);

  2. Serviços (carro reserva, danos, assistência 24 horas ao veículo e passageiros);

  3. Indenização (diárias pela indisponibilidade e cobertura de despesas além da indenização integral) e

  4. Limites (extensão da área de cobertura e dobro do prazo de indenização integral).

DPVAT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Vias Terrestres é um tipo obrigatório pago por todos os donos de veículos junto com o IPVA (Imposto Sobre Veículos Automotores).

Ele é garantido a toda a população brasileira em caso de acidente, sendo utilizado para pagamento de indenizações em caso de morte, invalidez e despesas médicas.

Particularidades de cada tipo

Nas coberturas básicas, a seguradora não tem obrigação de cobrir acessórios (rádios, faróis), necessitado de uma apólice separada (veja em coberturas adicionais).

Já nos seguros com cobertura compreensiva, o investimento é mais alto e o valor vai aumentando de acordo com a ‘idade’ do seu veículo. Quanto mais tempo, maiores as chances de problemas mecânicos e também a dificuldade na reposição das peças.

No caso do DPVAT, é interessante ressaltar que é a própria vítima que deve dar entrada no pedido de indenização. Basta ir a um posto de atendimento com a documentação necessária.

Dicas para a escolha

A nossa principal dica é contratar uma empresa especializada para ajudá-lo a decidir entre os tipos de seguros de automóveis disponíveis. Pesquise, estude propostas e escolha a seguradora que ofereça um serviço de qualidade por um preço acessível.

Eleja os riscos mais prováveis de acontecer com o seu veículo. Se você estaciona em vias públicas, por exemplo, as chances de roubos e furtos (totais ou parciais) costumam ser consideravelmente maiores do que para quem tem garagem privativa.

Vale também analisar os investimentos que feitos no veículo e seu apego ao bem. Se você conseguiu, depois de muita luta, comprar aquele modelo dos sonhos e gastou muito tempo e recursos na reforma ou personalização, pagar um pouco mais para a proteção pode ser mais prudente.

Agora que você já sabe quais os tipos de seguros de automóveis mais comuns e já tem uma ideia melhor da melhor modalidade para seu veículo, não deixe de entrar em contato com a Financia Tudo para conhecer nossas propostas!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.