Será que vale a pena quitar o financiamento de carro ou antecipar alguma parcela? Essa é uma pergunta que recorrentemente vem à mente das pessoas que têm financiamentos de veículos em curso.

Sempre quando sobra um dinheiro no orçamento, seja pelo aumento natural de renda ou recebimento de algum valor adicional, surge essa dúvida.

Em alguns casos, a quitação antecipada ou o pagamento de parcelas em ordem inversa (de trás para frente) pode ser algo bastante vantajoso. No entanto, para que você não perca dinheiro procure sempre fazer o comparativo das taxas do financiamento com o atual ganho sobre o recurso que possui para quitação. 

Nosso objetivo com este artigo é mostrar os principais pontos que devem ser avaliados quando se pretende quitar um financiamento em curso, bem como apontar as vantagens de fazer, ou não, o pagamento antecipado. Confira:

O que significa quitar o financiamento de carro?

A quitação antecipada do financiamento de um veículo gera para o devedor o direito ao desconto proporcional dos juros inseridos na operação original.

Ou seja, quando você deseja realizar o pagamento antecipado, total ou parcial, o banco ou instituição financeira obrigatoriamente deverá descontar proporcionalmente os juros inseridos no financiamento.

Esse direito está previsto no Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 52.

É vantajoso quitar um financiamento de veículo?   

Algumas pessoas que possuem os recursos suficientes para a quitação total do financiamento preferem manter esse valor guardado em uma poupança ou outro fundo de investimento e continuar pagando as prestações mensalmente.

No entanto, essa prática deve ser bem avaliada, pois, em alguns casos, é mais vantajoso efetuar o pagamento do que manter o valor investido.

Vamos explicar ambos os cenários detalhadamente:

O rendimento anual da poupança não ultrapassa 10% ao ano; em contrapartida, os juros de financiamento veicular, em um mesmo período, pode ultrapassar, e muito, essa rentabilidade.

Porém, existem casos em que a taxa de financiamento veicular é menor e/ou até mesmo com juros zero, muito comum em financiamentos nos quais foi dado um bom valor como entrada e que têm número reduzido de parcelas. Essa prática é muito utilizada por Concessionárias na venda de carros novos. 

Nesses casos, até mesmo a poupança é mais vantajosa que a quitação do financiamento.

Cada caso merece uma análise diferenciada. Você precisa avaliar se a taxa de juros do financiamento é menor que a taxa de retorno do investimento que deseja fazer com o dinheiro.

Como quitar o financiamento?

A primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o banco ou a instituição financeira que fez o financiamento, para conhecer o valor para quitação antecipada, bem como as taxas de juros, para comparar com os investimentos disponíveis.

Existe tarifa para a quitação antecipada?

Para os financiamentos contratados antes de 10/12/2007, poderá haver o pagamento de tarifa para quitação antecipada, contanto que essa cobrança esteja prevista no contrato.

Quanto aos financiamento firmados após essa data, não poderá haver cobrança de taxa para quitação antecipada, conforme regulamentação do Banco Central do Brasil.

Conheça o seu perfil e tome a melhor decisão

Agora que você já conhece os pontos que deve analisar antes de fazer a quitação total ou parcial de um financiamento de veículo, deve apenas observar mais um ponto: o seu perfil.

Algumas pessoas simplesmente não conseguem manter o valor investido e acabam gastando o dinheiro com o passar do tempo, deixando de obter os ganhos dos juros incidentes sobre o investimento.

Antes de tomar a decisão, conheça o seu perfil diante de questões que envolvam dinheiro e, com base no conhecimento adquirido neste artigo, decida pela opção que represente o melhor ganho pessoal e financeiro.

Com essas informações você tem em mãos um guia para decidir, ou não, quitar o financiamento de carro. Gostou dessa dica? Assine nossa newsletter e receba mais informações sobre financiamentos de veículos.

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.