Um imóvel ou carro novo não são aquisições simples de serem feitas. Existem inúmeros fatores a serem analisados, além das características do bem.

Utilizando um carro como exemplo, não basta escolher o modelo, a cor e os acessórios do automóvel. É preciso definir a forma de pagamento, e é nesse momento que muitas pessoas se perdem. Esse tipo de bem tem alto valor, sendo quase impossível realizar uma compra à vista. 

Sabendo disso, as pessoas costumam recorrer aos financiamentos e consórcios, mas qual a melhor opção a escolher? E, mais importante ainda, como saber qual o melhor momento para realizar esse sonho?

Continue a leitura deste artigo e veja o melhor momento para fazer um financiamento. 

Tenha um planejamento prévio

O primeiro passo para definir o melhor momento para fazer um financiamento se dá a partir de um planejamento prévio. Um financiamento certamente exigirá alguma mudança em seus hábitos, necessitando cortar gastos supérfluos e ajustar o seu fluxo de caixa. Assim, você estará se preparando para realizar o seu sonho, e não transformá-lo em um pesadelo. 

É interessante ressaltar que o planejamento financeiro é uma prática bem comum para quem deseja obter um bem de alto valor, como é o caso de carros ou imóveis. A partir de uma análise criteriosa de todos os seus gastos (inclusive aqueles pequenos gastos, como o cafezinho depois do almoço), será possível que você se planeje e verifique a viabilidade de fazer um financiamento sem prejudicar a sua saúde financeira. 

É fundamental lembrar que, após comprar o carro ou o imóvel novo, haverá novos custos a serem incluídos em seu fluxo de caixa. No caso do carro, deve ser programado o pagamento do IPVA, o custo de combustível, as revisões periódicas e fazer uma reserva para o caso de algum imprevisto, como um acidente. 

Já no caso de um imóvel deve-se lembrar do IPTU, do ITBI, da compra de novos móveis e, se necessário, da pintura da propriedade. Então, é imprescindível que você não opte por um financiamento simplesmente por ele se encaixar em seu fluxo de despesas mensal.

É necessário avaliar o aumento de custos devido à compra do bem e o impacto que o financiamento terá na sua saúde financeira futura. Isso fará toda a diferença. 

Compare as opções oferecidas

Após certificar a possibilidade de realizar um financiamento, é fundamental comparar as opções oferecidas pelas instituições. Além do financiamento, deve-se analisar as opções de leasing e consórcio, buscando a mais vantajosa para o seu perfil financeiro. 

É interessante lembrar que as taxas de juros costumam variar de banco para banco, necessitando-se comparar as diferentes formas de financiamento e as distintas taxas de juros. 

Não se prenda somente aos bancos. Existem plataformas no mercado especializadas em financiamento e refinanciamento de automóveis e imóveis, além de oferecerem crédito pessoal, todas as modalidades de consórcio e, ainda, seguro de automóveis, de vida, residencial e de mulheres.

Esse tipo de empresa possui um sistema menos burocrático e mais eficaz que os bancos, tornando o acesso ao crédito mais simples e ajudando a escolher o tipo de financiamento mais vantajoso. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

Cogite fazer um refinanciamento

Após adquirir o financiamento, pode ser interessante cogitar a possibilidade de fazer um refinanciamento. O refinanciamento é uma excelente alternativa para conseguir uma redução nas taxas de juros e, assim, facilitar o pagamento das parcelas. 

Para fazê-lo, basta procurar o agente financeiro de sua confiança e tentar diminuir os juros mediante uma negociação entre ambas as partes. Poucas pessoas utilizam essa alternativa, mas ela vem se mostrando um caminho excepcional para quem tem parcelas e taxas mais altas que o mercado está oferecendo atualmente. 

Como destacado neste texto, é necessário avaliar alguns pontos importantes antes de se fazer um financiamento. Essa é a única maneira de realizar o seu sonho com tranquilidade e sem maiores problemas. Invista nesse tipo de conhecimento e não perca tempo. 

E aí, gostou do nosso artigo? Quer se manter informado sobre esse assunto? Então, siga-nos no Facebook e veja todas as nossas atualizações!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.