Grande parte do transporte nacional é feita por meio das estradas. Por isso, comprar um caminhão pode ser um bom negócio se você souber como rentabilizá-lo. Mas, antes mesmo de cair na estrada, é preciso estudar bastante para fazer um bom negócio.

A compra de um caminhão não é como adquirir um carro para o seu uso pessoal. Ao fazer esse investimento, você estará optando por atuar em um tipo de negócio específico e precisa obter lucro. O investimento em um veículo desse porte não é pequeno e, por isso, você não pode correr o risco de errar.

Veja, a seguir,seis dicas importantes para você fazer um bom negócio na compra do seu caminhão.

1. Escolha o modelo mais adequado para você

A primeira providência para escolher o caminhão é identificar em que tipo de negócio você pretende atuar. Para cada um deles, há um modelo específico de veículo.

Existem caminhões para transporte de produtos refrigerados, para grandes cargas, para pequenas distâncias etc.

O ideal é que você faça um estudo do mercado antes, analise as demandas, os custos de transporte envolvidos e verifique em quanto tempo o investimento no veículo poderá ser pago.

2. Analise os custos de manutenção

Por rodar muito nas estradas brasileiras, castigadas por buracos e irregularidades, os caminhões precisam de manutenção constante.

Por isso, você deve pesquisar os modelos que possuem as peças mais em conta e que tomam menos tempo dos mecânicos, o que gera um custo de mão de obra menor.

3. Procure saber sobre o consumo de combustível

Os caminhões rodam abastecidos com diesel, que é um combustível que rende mais por ser mais barato. Mesmo assim, o consumo é determinante para que você defina a compra. Quanto mais diesel você gastar por trecho, menor será a sua margem de lucro.

O consumo de um caminhão varia entre 3-10 quilômetros para cada litro de diesel, mas isso muda de acordo com a carga transportada e a estrada utilizada.

4. Estude a desvalorização do modelo

Algumas marcas possuem melhor reputação no mercado de usados do que outras. Procure saber sobre a taxa de desvalorização de cada uma delas, pois isso será importante no momento em que você sentir que é a hora de trocar de caminhão.

Esse é um dilema para quem fica na dúvida se opta pela compra de um caminhão novo ou usado. O novo tem uma desvalorização de cerca de 20% no primeiro ano de uso, sendo que esse índice se estabiliza a partir do segundo ano. O usado tem uma taxa que gira em torno de 5% a cada 12 meses.

5. Opte pela melhor condição de pagamento

Como se trata de um investimento alto, a grande maioria das pessoas opta por planos de financiamento. O ideal é que a própria atividade fomentada pelo caminhão seja capaz de pagar as parcelas.

6. Faça um seguro

O seguro é primordial para que você rode com o seu caminhão. Além do risco de acidentes, lembre-se de que o Brasil é um país no qual a violência vem crescendo muito. Não são raros os casos de roubos de caminhão pelas estradas.

No caso das duas últimas dicas, não deixe de procurar a Financia Tudo, que pode oferecer planos de financiamento e seguros totalmente adequados às suas necessidades.

Agora que você já sabe o que fazer antes de comprar um caminhão, comece a se movimentar para fazer esse investimento. Se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados, assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo diretamente no seu e-mail. 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.