Muitas pessoas veem no financiamento uma oportunidade. Os motivos para isso são variados: realizar sonhos que antes estavam distantes, ter uma folga no orçamento, melhorar a qualidade de vida, comprar um imóvel, dentre muitos outros.
No entanto, você ainda pode ficar com algumas dúvidas a respeito desse tema. Será que é possível quitar o crédito pessoal no boleto ou no cheque? Como contratá-lo? Quais são as diferenças entre estas modalidades? Por que apostar nestas alternativas?
Continue lendo o post para compreender melhor o assunto e solucionar estas e outras questões!
Crédito pessoal no boleto e no cheque: como funciona?
Assim como outras formas de empréstimo, este tipo de crédito pessoal consiste em uma determinada quantia que lhe é emprestada segundo o seu perfil.
Pagar no boleto (ou carnê) é uma maneira de devolver aquilo que seu credor emprestou. Dessa forma, você pode melhorar suas finanças pessoais, resolver dívidas urgentes e dar entrada em um imóvel, por exemplo.
O cheque funciona de forma semelhante, já que ele é pré-datado. Ou seja, você deixa alguns cheques com a instituição financeira responsável e, no período acordado, os valores serão descontados de sua conta.
No entanto, é preciso atentar-se a um aspecto: caso você não tenha saldo suficiente no banco nas datas de pagamento, seus cheques serão devolvidos e você, provavelmente, terá seu nome negativado.
Quais são as vantagens do crédito pessoal no cheque ou boleto?
Primeiramente, é válido dizer que ele é caracterizado por ter uma liberação rápida e facilitada, embora seja comum seu nome ser analisado antes da operação iniciar.
Estas opções de pagamento dão um tempo considerável para que você possa se reorganizar financeiramente antes de começar a pagar. Aliás, diferentemente dos bancos, elas costumam ter taxas e juros mais acessíveis.
Sendo assim, você tem acesso ao valor creditado rapidamente e não precisa se preocupar em pagá-lo de imediato, podendo fazer um controle melhor de suas finanças.
Como é feito o pagamento do crédito pessoal?
Depois de receber a linha de crédito e solucionar seu problemas, você deve pagá-la ao órgão financeiro credor.
Dê preferência sempre a quem oferece os juros mais baixos, pois a parcelas serão mais fáceis de pagar tanto nos boletos quanto nos cheques.
Os carnês geralmente podem ser pagos em algum banco, que é determinado no momento em que o crédito lhe é concedido. Os cheques, por sua vez, serão descontados na data escolhida, como dito anteriormente. Lembre-se: é fundamental se programar para pagá-los sem atraso.
Quando e para quem o crédito pessoal é indicado?
Ele é indicado para quem deseja obter uma solução rápida para problemas emergenciais. Também é bastante recomendado para aqueles não dispõem de verba imediata para fazer alguma aquisição.
Veja, abaixo, algumas situações nas quais ele é extremamente bem-vindo:
- melhorar a economia pessoal;
- financiar um carro;
- fazer o refinanciamento de um veículo, imóvel ou empréstimo consignado;
- solucionar dívidas maiores.
Enfim, obter um crédito pessoal no boleto ou no cheque é uma opção muito interessante em diversas ocasiões.
Se você gostou deste texto, aproveite para baixar gratuitamente nosso e-book com dicas valiosas para gestão financeira. Ele certamente lhe ajudará!
Você ainda pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.