Além de elegantes e confortáveis, os revestimentos em couro dão ao carro um aspecto de luxo de sofisticação. Por isso mesmo, trata-se de um item que está no topo das preferências dos compradores quando o assunto são os acessórios. Mas para manter o interior do automóvel sempre bem conservado, é preciso ter alguns cuidados com bancos de couro. 

Justamente por ser um revestimento mais nobre, o couro precisa de mais atenção do que os tecidos convencionais. Veja, abaixo, 7 dicas de como preservar os bancos do seu veículo: 

1. Retire a poeira acumulada

O uso do carro no dia a dia, especialmente em grandes cidades, causa grande acúmulo de poeira no interior do veículo. O pó, geralmente escuro, pode acabar manchando o banco, tornando a sua remoção mais complicada. 

Portanto, pelo menos a cada quinze dias, retire o excesso de poeira dos bancos utilizando uma flanela seca. Não se esqueça dos apoios de cabeça, que também podem manchar com o tempo. 

2. Remova as manchas em cores mais claras

Se o acúmulo de poeira evoluir para o desenvolvimento de manchas, não se preocupe. Isso é relativamente comum, especialmente em tons mais claros de couro. 

Caso este seja o seu caso, dilua um pouco de detergente neutro em água e coloque a mistura em um pulverizador. Espalhe o produto pelo banco e limpe o excesso com um pano úmido. Se as manchas estiverem muito resistentes, utilize uma esponja mais firme. 

3. Faça a hidratação do couro

Existem empresas que fazem a hidratação do couro, cobrando cerca de 300 reais pelo serviço. Mas você mesmo pode realizar o procedimento, aplicando o produto adequado com uma estopa. Prefira os hidratantes líquidos, que penetram melhor no material. 

4. Não fume dentro do carro

Embora o couro não guarde cheiros como os tecidos normais, a nicotina presente na fumaça do cigarro pode causar manchas amareladas nos bancos do carro. Além disso, sempre há o risco de uma cinza se desprender do cigarro e furar o couro. Neste caso, não há nenhuma outra solução que não seja trocar o revestimento. 

5. Não deixe o veículo exposto ao sol por muito tempo

A variação extrema de temperatura faz com que o couro se expanda e contraia. Se ocorrer constantemente, este movimento pode fazer com que o material acumule rachaduras ao longo do tempo, desvalorizando o seu veículo. 

6. Cuidado com objetos pontiagudos

O couro tem menos resistência a materiais pontiagudos do que os tecidos convencionais. Portanto, cuidado ao carregar chaves, canivetes ou qualquer objeto com essas características no seu bolso. 

7. Evite comer no interior do veículo

O maior problema para o interior dos veículos, principalmente os que têm bancos de couro, são os restos de comida e bebida que acabam caindo por acidente. Por isso, evite fazer refeições no carro e, caso algo caia no banco, limpe imediatamente para evitar manchas. 

Com esses cuidados você conseguirá manter os bancos de couro do seu carro sempre novos e bem conservados. Se tiver gostado deste conteúdo, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba material exclusivo, direto na sua caixa de e-mails!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.