Se você quer comprar ou trocar de automóvel, provavelmente está na dúvida sobre o melhor negócio. Afinal, é preciso optar por um que não pese no bolso nem dê dores de cabeça. Diante disso, você deve estar se perguntando: o que é melhor, um carro novo ou usado?

Para ajudá-lo, elaboramos uma lista de vantagens e desvantagens de cada um deles. Quer saber qual é o negócio mais vantajoso para você? Continue a leitura e descubra!

Carro novo ou usado: como escolher

A decisão entre carro novo ou usado precisa ser bem estudada. É lógico que, se os valores e financiamento fossem iguais, a maioria quase absoluta optaria pelo zero quilômetro. Ainda assim, mesmo que o bolso não permita que você seja o primeiro dono, isso não quer dizer que não possa fechar um bom negócio.

O primeiro passo, portanto, é listar todas as suas necessidades e desejos. Leve em consideração o momento atual e faça uma projeção para o período em que planeja ficar com o automóvel. Também pense no tipo de terreno em que o veículo vai circular e quanto deve rodar.

A partir dessas informações, é hora de arregaçar as mangas e pesquisar. A internet tem ótimas opções de classificados, mas pode ser legal também visitar concessionárias. Dessa forma, você descobre quais modelos mais se adaptam ao que você imaginou.

Sabendo de tudo isso, coloque na ponta do lápis para começar a decidir entre as opções de carro novo ou usado que cabem no seu bolso.

Vantagens e desvantagens dos carros usados

Preço mais competitivo

Essa deve ser a primeira conclusão. Carros usados de um mesmo modelo (é lógico) tendem a ser mais baratos. A variação aqui vai se dar pelo modelo, opcionais, quilometragem, número de donos, mecânica e outros fatores.

Menos visados em assaltos

Mesmo que opte pelo seguro automotivo, você provavelmente não quer ter seu bem roubado ou furtado. Veículos básicos, usados, sem acessórios ou rodas especiais costumam ter baixo valor de revenda. Isso faz com que os ladrões pensem duas vezes em se arriscar.

Menos opções diferenciadas

Se você busca um veículo específico — um SUV verde musgo com interior bege, por exemplo — o mercado de usados e seminovos pode ser uma frustração, principalmente se você tem um teto de valor. O importante vai ser decidir o que é mais importante para você: realizar um sonho, procurar muito (e talvez não encontrar) ou se contentar com o que você encontrou.

Vantagens e desvantagens dos carros novos

Primeiro dono

O cheiro pode até ser reproduzido, mas o painel cheio de zeros, interior e exterior sem riscos ou poeira, não. Essa é uma das maiores vantagens na hora da escolha entre carro novo ou usado: ter algo que saiu da fábrica para as suas mãos, com garantia e sem possibilidade de defeitos ou batidas que você ignora.

Baixa manutenção

Veículos costumam dar pouca ou nenhuma dor de cabeça nos primeiros anos. Os custos de revisão também tendem a ser mais baixos. Isso significa que, mesmo que você gaste mais nas parcelas, você gasta menos com idas ao mecânico.

Desvalorização alta

O maior índice de desvalorização de um veículo é no primeiro ano. Essa é a diferença fundamental que compõe o preço de revenda. Com isso, na hora de trocar, é provável conseguir um seminovo com muito mais opcionais e por valores bem similares.

Se ao comprar um automóvel X de segunda mão é R$ 9 mil mais barato que o zero Km, pode valer a pena investir no usado que, mesmo representando gastos a mais na manutenção, provavelmente não chega ao valor economizado.

O importante é descobrir um negócio vantajoso para você e escolher um modelo que atenda às suas necessidades e que não comprometa a sua gestão financeira pessoal.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a melhor opção entre o carro novo ou usado? Comente aqui no post!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.