Não tem conquista melhor do que comprar um carro e conseguir se locomover com mais independência. Mas dirigir nas ruas do Brasil pode ser bastante desafiador, já que somos um dos países com trânsito mais violento do mundo.

A estatística é dura: 90% dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas! Como podemos solucionar isso? Praticando direção preventiva!

Conteúdo obrigatório nas aulas de legislação e assunto constante de campanhas do governo, a direção preventiva pode salvar sua vida! Reunimos aqui os principais cuidados que você deve ter no trânsito. Acompanhe!

1. Observe suas condições para dirigir

Se você não estiver bem, física ou emocionalmente, o ideal é evitar sair de carro. Condições como fome, sono ou grande emotividade influenciam no reflexo e na capacidade de direção do motorista.

Sua atenção e senso de responsabilidade não serão os mesmos se você estiver passando por algum desequilíbrio. Para evitar riscos, pegue carona ou peça um táxi.

E nunca é demais lembrar: em hipótese alguma você deve dirigir depois de consumir álcool! Um motorista alcoolizado é um grande risco para ele mesmo e para todos.

2. Realize as manutenções preventivas do veículo

Cuidar do seu carro é essencial! Cada peça dele tem uma durabilidade especificada pelo fabricante. Fique atento às datas e realize todas as manutenções na época certa.

Dê atenção especial aos itens de segurança, como luzes, retrovisores, freios, cinto e airbag. Além disso, substitua os pneus carecas e mantenha-os calibrados e alinhados.

Caso perceba sinais que podem indicar problemas no veículo, procure uma oficina e resolva o mais rápido possível.

3. Esqueça o celular

Ao dirigir um carro, poucos segundos de distração são suficientes para causar grandes estragos. O trânsito precisa de toda a sua concentração.

Portanto, evite o uso do celular. Ele é uma das maiores causas de imprudência no trânsito.

4. Seja gentil

Estresse e direção pode ser uma combinação explosiva. Infelizmente, não é raro vermos desentendimentos violentos entre motoristas.

Sua gentileza pode evitar brigas e contribuir para um trânsito mais agradável. Dê a preferência e facilite a manobra de outros carros quando for possível.

5. Mantenha uma distância segura do veículo da frente

Você já deve ter escutado que, no trânsito, precisamos dirigir por nós mesmos e pelos outros. Essa é a ideia central da direção preventiva.

Você precisa estar a uma distância segura em relação ao carro da frente para conseguir reagir a tempo se ele cometer alguma imprudência ou precisar frear bruscamente.

Respeitar o limite de velocidade também é fundamental para garantir seu tempo de reação.

6. Redobre o cuidado em dias de chuva

Todas essas dicas ficam mais importantes ainda se estiver chovendo. Tenha certeza de que o carro está em bom estado, aumente sua atenção e reduza a velocidade. Se não conseguir continuar o trajeto por causa da baixa visibilidade, pare em um local seguro e espere a chuva passar.

Praticar a direção preventiva promove um trânsito mais tranquilo para todos nós. Depois de ler nossas dicas, você está preparado para dirigir de forma segura! Juntos, podemos mudar as estatísticas brasileiras.

Gostou do texto de hoje? Então aproveite para aprender também sobre as vantagens da manutenção preventiva! Boa leitura!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.