Os juros no financiamento de um carro podem tornar a aquisição de um veículo uma tarefa extremamente inviável para uma pessoa que não possui recursos suficientes para pagar o bem a vista.

No entanto, é possível reduzir consideravelmente os custos com esses juros seguindo algumas dicas simples, as quais vamos começar a descrever a partir de agora neste artigo. Confira!

Juntar um montante para servir como entrada

Os juros no financiamento de um carro podem variar bastante de acordo com o valor de entrada que você estiver disposto a pagar. Assim, quanto maior a quantia dada inicialmente, menor será o custo do financiamento.

Além disso, é possível reduzir o número de parcelas, diminuindo ainda mais a incidência dos juros sobre o financiamento do seu veículo.

Oferecer o próprio veículo como entrada

Uma opção interessante para quem deseja adquirir um veículo financiado com baixas taxas de juros é buscar oportunidades que utilizam seu carro antigo como entrada.

Porém, você precisa ficar atento, pois algumas financeiras oferecem um valor muito baixo pelo seu veículo, o que pode fazer com que você perca dinheiro nessa operação.

Mas, se o preço oferecido é justo, vale a pena realizar esse procedimento, uma vez que você não terá a dor de cabeça de anunciar o veículo e aguardar até que algum interessado efetue a compra.

Pesquisar sobre as taxas de juros no financiamento de um carro

Podem existir diferenças enormes nas taxas de juros praticadas pelos bancos e instituições financeiras espalhadas pelo Brasil.

Como a concorrência nesse mercado é muito grande, muitas empresas oferecem condições diferentes umas das outras para conseguir vender o maior número de financiamentos possível. E quem ganha com essa competição, sem dúvidas, é o cliente que pode optar pelas melhores taxas e condições de pagamento.

Além disso, é importante avaliar alguns indicadores como o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mede a variação de valores dos bens no comércio para o consumidor final, bem como a Selic que é a taxa de juros básica da economia brasileira.

O ideal é que você realize o seu financiamento veicular nos momentos em que ambos os indicadores estejam em baixa, assim, você poderá obter os menores juros no financiamento de um carro.

Optar por um modelo seminovo

Muitos preferem optar por adquirir um veículo 0 km, no entanto, o mercado de carros usados também possui excelentes carros e com um preço consideravelmente inferiores.

De fato, os carros novos possuem taxas de juros menores, no entanto, o que fará a diferença nos casos da aquisição de um seminovo é o valor pago por ele.

O carro, apesar de ser um bem durável, desvaloriza muito em pouco tempo. Por esse motivo, você encontra veículos com até dois ou três anos de uso com um valor de 5% a 15% mais baratos que quando eram novos.

Assim, como o valor do bem será consideravelmente menor, o valor pago a título de juros também diminuirá. O que deve ser considerado nesse caso não é o percentual efetivamente cobrado, mas sim o montante de juros pagos ao término do contrato de financiamento.

Contar com a ajuda de uma empresa de financiamentos e refinanciamentos

Por fim, você pode contar com a ajuda de uma empresa especializada em financiamento e refinanciamento para conseguir um bom crédito para adquirir seu veículo.

Ela vai lhe mostrar as melhores formas de comprar o seu carro e pagar parceladamente, bem como as opções para realizar esse procedimento com as menores taxas de juros possíveis e melhores condições de pagamento.

Gostou deste artigo sobre como diminuir os juros no financiamento de um carro? Que tal aprender um pouco mais sobre isso? Então, leia o nosso artigo sobre os benefícios do financiamento e como ele funciona.

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.