Quem tem filhos sabe que a segurança das crianças sempre vem em primeiro lugar. Isso inclui também o transporte em veículos, sejam eles familiares ou coletivos.

Existem algumas normas e dispositivos práticos que garantem que o transporte de criança seja feito sempre de maneira adequada, tanto em viagens longas ou trajetos curtos.

Você tem dúvidas sobre essas orientações? Quer garantir o transporte seguro de seus filhos no automóvel? Leve as dicas a seguir em consideração e faça sempre um passeio seguro!

1. Use a cadeirinha adequada para cada idade

As cadeirinhas de transporte são a maneira mais segura para que bebês e crianças de até dez anos viajem com tranquilidade.

Não é aconselhável adquirir uma cadeirinha usada, pois suas funções de segurança podem ter ficado debilitadas com o passar do tempo. Antes de adquirir a cadeirinha, verifique se o produto vem com o apropriado manual de instruções.

Em casos de dúvidas que não sejam resolvidas com a leitura do manual, alguns fabricantes divulgam vídeos na internet explicando a instalação correta, além de atenderem por meio do SAC.

As cadeirinhas para transporte de criança que estão disponíveis no mercado seguem com garantia os padrões rigorosos de segurança, quando estão marcadas com o selo do Inmetro.

Os modelos compreendem: cadeiras para crianças de até nove quilos; cadeirinhas conversíveis (que podem ser viradas para frente e para trás); cadeiras para crianças de nove a 36 quilos; e cadeirinhas elevatórias, para as crianças a partir de quatro anos.

O melhor lugar para a instalação do acessório é no assento do meio ou logo atrás do banco do passageiro. As crianças não devem viajar no banco da frente, em nenhuma circunstância.

2. Trave as portas traseiras

Mantenha as travas das portas traseiras sempre ativadas. As crianças menores são inquietas e curiosas. Se não tiverem uma distração dentro da cabine, podem acabar se interessando pelos elementos de segurança do carro.

Essa recomendação também vale para crianças maiores. Elas se sentem mais independentes e podem não calcular bem a hora correta de abrir a porta do automóvel. Se o carro ainda estiver em movimento, mesmo que em menor velocidade, pode causar acidentes.

Na maioria dos veículos existe também um sistema de trava para os vidros. Se esse não for o caso do seu modelo, e seu filho já tiver idade suficiente para entender, explique os perigos de abrir totalmente as janelas com o carro em movimento. Chame atenção também para os riscos de colocar a cabeça e os braços para fora do veículo.

3. Não se esqueça do cinto de segurança no transporte de criança

A partir dos dez anos de idade, ou quando atingem a altura de 1,49 metros, o uso da cadeirinha não é mais obrigatório para as crianças.

Porém, a regra dos adultos também passa a valer para elas: o uso do cinto de segurança será obrigatório. Isso vale tanto para o banco da frente, que a criança já poderá utilizar se estiver dentro dos requisitos, ou para o banco de trás.

Durante a revisão do veículo, verifique sempre os itens de segurança ainda estão em condições de uso e se não é necessário fazer uma troca, para que o transporte de criança continue sendo assegurado.

4. Respeite as regras de trânsito

Essa dica vale para qualquer situação, mas merece um cuidado especial quando envolve o transporte de criança. Comece servindo como exemplo: use também o cinto de segurança e mantenha a sua porta travada.

Em hipótese alguma realize ultrapassagens perigosas que coloquem a criança em perigo. Isso pode assustar e deixá-las traumatizadas para outros passeios no carro.

Respeite a velocidade máxima, os faróis e a faixa de pedestre. Esses são pequenos cuidados que podem salvar vidas e fazer com que o trajeto seja sempre agradável para todos.

Somadas ao seguro do carro, essas dicas garantem ampla segurança no transporte das crianças em qualquer viagem. Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários abaixo!

Você também pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.

Solicitar contato agora.