Você anda se perguntando qual é o momento ideal para trocar de carro? Manter um veículo por muito tempo não é uma tarefa simples, pelo contrário: exige muito dos proprietários e demanda diversos gastos como manutenção, combustível e seguro.

Além disso, conforme o tempo vai passando, é preciso gastar ainda mais com revisões e reparos para que a máquina se mantenha segura e confiável.

Com o aumento dos custos de manutenção, fica a dúvida: qual é a hora certa de investir em um carro novo? Para ajudá-lo a decidir, separamos 4 fatores. Acompanhe!

1. Gastos com a manutenção do veículo

A lógica é simples: quanto mais rodado e mais antigo for o carro, maior será o seu desgaste, logo, maiores serão os gastos com manutenção.

Além dos gastos básicos com as revisões e manutenções preventivas, começam a surgir alguns problemas que carecem de intervenções para reparos, aumentando o custo do veículo. Por isso, se as visitas à oficina se tornaram constantes, esse pode ser um forte indício que está na hora de trocar de carro.

Uma ótima dica para que os proprietários tenham maior controle sobre as despesas do veículo é registrar todas as informações em uma planilha. Caso o gasto com a manutenção ultrapasse 10% do valor de revenda do veículo, é um grande sinal que chegou a hora de vendê-lo e comprar um novo.

2. Quilometragem elevada

Quando maior for o número de quilômetros registrados no hodômetro, mais rodado é o carro e maior é o desgaste sofrido por ele. Caso o veículo ainda não apresente gastos elevados com manutenção, mas seja demasiadamente rodado, tenha atenção: provavelmente é uma boa escolha trocar de carro antes que os defeitos comecem a aparecer.

Todos os motoristas sabem que a quilometragem do carro e os gastos com manutenção estão sempre ligados. As revisões do veículo levam em consideração o hodômetro e o tempo de uso, portanto, é fundamental que essas informações sejam consideradas na sua decisão.

Outro ponto que deve ser destacado é que, quanto maior a quilometragem, mais difícil é vender o veículo e menor será o valor conseguido.

3. Aparência do carro

Com o tempo de uso, o veículo perde aquela aparência de novo, tornando-o menos atrativo para os novos compradores. Por isso, é muito importante que os proprietários fiquem atentos à lataria e ao exterior do carro: se ele tiver perdendo brilho ou ganhando uma aparência muito desgastada, você pode ter dificuldades de vendê-lo mais tarde.

4. Desvalorização do modelo

Por último, os proprietários devem ficar de olho no valor de mercado que o seu carro tem. Caso o modelo se desvalorize demais, pode-se perder muito dinheiro com ele. Por isso, os donos devem sempre se atentar e, caso o veículo comece a perder muito valor, venda-o o quanto antes.

Não sabe como calcular a desvalorização do seu carro? Utilize a tabela FIPE!

E aí? Aprendeu qual é a hora certa de trocar de carro? Agora, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas financeiras!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.