Para muitos, fazer sobrar dinheiro no fim do mês parece um sonho impossível. Porém, com força de vontade, determinação e organização, é possível viver sem apertos e em dia com seus compromissos financeiros. Até mesmo realizar seus sonhos e metas!

Quer saber como? Confira abaixo nossas dicas!

1. Organize as finanças

Um dos maiores motivos para não sobrar dinheiro está na desorganização financeira. Sem saber o quanto você tem disponível para gastar, a tendência é extrapolar o limite.

Descubra para onde vai o seu dinheiro, dividindo seus gastos em categorias:

  • essenciais — aluguel, contas, impostos, comida e transporte;

  • desejáveis: —serviços digitais (tv, música), internet, cursos;

  • diversão — comer fora, boate, programas culturais;

  • outros — empréstimos, cartão de crédito, financiamentos, consórcios, seguros.

Anote tudo durante um mês, seguindo a divisão acima. Então, analise o resultado e perceba o que pode ser cortado ou ajustado, fazendo seu dinheiro render mais.

Para o mês seguinte, separe o orçamento para os essenciais e dívidas, decida quais os desejáveis que cabem no bolso e defina uma cota (realista e possível) para a diversão.

Também adicione a categoria futuro, para suas economias, imprevistos, presentes e outros. O mais indicado é definir uma porcentagem dos ganhos ou um valor fixo e descontá-lo assim que receber o pagamento.

2. Use um aplicativo de gestão financeira

Falamos acima que para sobrar dinheiro é preciso controle. Por isso, anotar todos os gastos é essencial. Existem aplicativos para dispositivos móveis (smartphones e tablets) que podem ajudá-lo a realizar essa tarefa de forma prática e fácil.

Pesquise, teste e descubra qual o que melhor se adapta às suas necessidades e desejos. Muitos também ajudam a lembrar sobre vencimentos, fazendo com que as multas por atrasos nas contas, por exemplo, sejam coisa do passado.

3. Economize aos poucos

Não adianta querer cortar tudo de uma vez. Mudanças precisam ser implementadas aos poucos ou as chances de rejeição são muito altas.

Se você gosta da sua barrinha de chocolate diária, que tal ver quanto custa comprar uma quantidade maior no supermercado? Ou, se você gasta demais no almoço e não suporta a ideia de marmita, busque restaurantes com melhor custo-benefício do que o atual.

4. Estabeleça objetivos e metas

Trabalhar em prol de um objetivo ou meta costuma ser mais prazeroso. Afinal, os sacrifícios são feitos sabendo que haverá uma recompensa adiante.

Dependendo do tamanho do sonho a ser realizado, pode ser interessante definir cotas para a conquista por meio da porcentagem para a concretização (25%, 50%, 75% e 100%, por exemplo) e comemorar a cada vitória.

5. Pesquise antes de comprar

Lojas e vendedores querem, é lógico, vender. O discurso e as propagandas costumam girar em torno daquilo que desperta nosso interesse: oportunidades únicas e por tempo limitado. Só que, antes de fechar negócio, tenha calma.

Hoje, com a internet, é possível fazer uma pesquisa completa em pouco tempo e em uma grande variedade de lojas. Aproveite também para pensar se o produto ou serviço em questão é uma necessidade ou apenas um interesse despertado a partir da oferta ou desconto oferecido.

6. Entenda e abrace a sua realidade

Não adianta querer viver fora do seu orçamento, contando com uma promoção ou um aumento. É preciso abraçar sua condição e sua realidade para, a partir deles, transformar seus sonhos em realidade e fazer sobrar dinheiro.

Esqueça se a grama do vizinho parece mais verde do que a sua e deixe de lado a ideia de copiar o estilo de vida de outras pessoas.

Saiba onde você está e onde deseja chegar. Seja forte no controle, aprenda com os erros e siga adiante.

Esperamos que nossas dicas para fazer sobrar dinheiro sejam úteis e o ajudem a terminar o mês sempre no azul, sem estresses. Aproveite sua visita e descubra o que fazer quando a renda não cobre seus custos.

Você também pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.

Solicitar contato agora.