Veja o Melhor Momento Para Fazer Um Financiamento


Um imóvel ou carro novo não são aquisições simples de serem feitas. Existem inúmeros fatores a serem analisados, além das características do bem.

Utilizando um carro como exemplo, não basta escolher o modelo, a cor e os acessórios do automóvel. É preciso definir a forma de pagamento, e é nesse momento que muitas pessoas se perdem. Esse tipo de bem tem alto valor, sendo quase impossível realizar uma compra à vista.

Sabendo disso, as pessoas costumam recorrer aos financiamentos e consórcios, mas qual a melhor opção a escolher? E, mais importante ainda, como saber qual o melhor momento para realizar esse sonho?

Continue a leitura deste artigo e veja o melhor momento para fazer um financiamento.

Tenha um planejamento prévio

O primeiro passo para definir o melhor momento para fazer um financiamento se dá a partir de um planejamento prévio. Um financiamento certamente exigirá alguma mudança em seus hábitos, necessitando cortar gastos supérfluos e ajustar o seu fluxo de caixa. Assim, você estará se preparando para realizar o seu sonho, e não transformá-lo em um pesadelo.

É interessante ressaltar que o planejamento financeiro é uma prática bem comum para quem deseja obter um bem de alto valor, como é o caso de carros ou imóveis. A partir de uma análise criteriosa de todos os seus gastos (inclusive aqueles pequenos gastos, como o cafezinho depois do almoço), será possível que você se planeje e verifique a viabilidade de fazer um financiamento sem prejudicar a sua saúde financeira.

É fundamental lembrar que, após comprar o carro ou o imóvel novo, haverá novos custos a serem incluídos em seu fluxo de caixa. No caso do carro, deve ser programado o pagamento do IPVA, o custo de combustível, as revisões periódicas e fazer uma reserva para o caso de algum imprevisto, como um acidente.

Já no caso de um imóvel deve-se lembrar do IPTU, do ITBI, da compra de novos móveis e, se necessário, da pintura da propriedade. Então, é imprescindível que você não opte por um financiamento simplesmente por ele se encaixar em seu fluxo de despesas mensal.

É necessário avaliar o aumento de custos devido à compra do bem e o impacto que o financiamento terá na sua saúde financeira futura. Isso fará toda a diferença.

Compare as opções oferecidas

Após certificar a possibilidade de realizar um financiamento, é fundamental comparar as opções oferecidas pelas instituições. Além do financiamento, deve-se analisar as opções de leasing e consórcio, buscando a mais vantajosa para o seu perfil financeiro.

É interessante lembrar que as taxas de juros costumam variar de banco para banco, necessitando-se comparar as diferentes formas de financiamento e as distintas taxas de juros.

Não se prenda somente aos bancos. Existem plataformas no mercado especializadas em financiamento e refinanciamento de automóveis e imóveis, além de oferecerem crédito pessoal, todas as modalidades de consórcio e, ainda, seguro de automóveis, de vida, residencial e de mulheres.

Esse tipo de empresa possui um sistema menos burocrático e mais eficaz que os bancos, tornando o acesso ao crédito mais simples e ajudando a escolher o tipo de financiamento mais vantajoso. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

Cogite fazer um refinanciamento

Após adquirir o financiamento, pode ser interessante cogitar a possibilidade de fazer um refinanciamento. O refinanciamento é uma excelente alternativa para conseguir uma redução nas taxas de juros e, assim, facilitar o pagamento das parcelas.

Para fazê-lo, basta procurar o agente financeiro de sua confiança e tentar diminuir os juros mediante uma negociação entre ambas as partes. Poucas pessoas utilizam essa alternativa, mas ela vem se mostrando um caminho excepcional para quem tem parcelas e taxas mais altas que o mercado está oferecendo atualmente.

Como destacado neste texto, é necessário avaliar alguns pontos importantes antes de se fazer um financiamento. Essa é a única maneira de realizar o seu sonho com tranquilidade e sem maiores problemas. Invista nesse tipo de conhecimento e não perca tempo.

E aí, gostou do nosso artigo? Quer se manter informado sobre esse assunto? Então, siga-nos no Facebook e veja todas as nossas atualizações!


Financia Tudo

Aqui você encontrará as melhores condições.

Artigos Recentes

Taxas de juros no empréstimo com veículo não quitado

Taxas de juros no empréstimo com veículo não quitado

Entenda o que é um empréstimo com veículo não quitado e a importância de conhecer…

UF do RG: o que é e onde fica no documento

UF do RG: o que é e onde fica no documento

Introdução ao Documento de Identidade no Brasil Você já reparou na sigla que acompanha seu…

Conheça Suas Possibilidades

Solicite seu Crédito na Financia Tudo