Quando se tem uma apólice de seguro, o que se fez foi um contrato com uma seguradora. Essa relação contratual prevê que, se houver um sinistro com o bem assegurado, haverá uma compensação financeira para o beneficiário por parte da seguradora, no valor acertado.

A relação entre as partes em um contrato de seguro envolve alguns conceitos que precisam ser muito bem conhecidos pelos contratantes. Assim, sinistro, cobertura e assistência são termos comuns e fazem parte diretamente daquela relação.

Continue a leitura deste post e entenda a diferença entre assistência e cobertura em uma apólice de seguro.

O que é sinistro?

Uma apólice de seguro descreve uma série de eventos possíveis que, se ocorrerem, estarão resguardados pela seguradora. Isso significa que quaisquer daqueles eventos previstos no contrato e relacionados na apólice, uma vez que aconteçam, dão a você o direito de ser ressarcido pela seguradora no valor combinado quando da contratação.

Cada um desses possíveis eventos constitui um sinistro. A ocorrência de um sinistro gera uma despesa para a seguradora com o fim de ressarcir o beneficiário pelo prejuízo dele resultante.

O que é a cobertura do seguro?

A cobertura de um seguro é o elenco de sinistros possíveis pelos quais o beneficiário deseja ser ressarcido em caso de ocorrência. Assim, por exemplo, um determinado seguro residencial é contratado para garantia contra assalto e incêndio. Trata-se, portanto, de dois tipos de sinistros cobertos pelo seguro. Diz-se que o seguro tem cobertura para assalto e incêndio.

Em um exemplo de seguro de vida, a cobertura pode envolver os sinistros morte natural, morte acidental, doença terminal, entre outros. Assim, o seguro de vida cobre (tem cobertura) para esses eventos (sinistros) citados.

O que é a assistência?

A assistência é um ou mais serviços que podem estar incluídos no seguro contratado. Assim, você contrata um seguro em razão da cobertura que ele oferece sobre um elenco de sinistros dos quais você deseja se proteger. Por exemplo, o seguro do seu carro que o protege contra alguma batida, perda total, entre outros acidentes.

Nesse caso, o seu seguro veicular (seguro auto) pode garantir o direito a fazer uso, por exemplo, dos serviços de um encanador, no caso de entupimento de um lavatório em sua residência. Esse serviço é uma assistência.

Repare, você não será ressarcido pelo entupimento da pia, mas terá direito ao conserto. Essa é uma grande diferença entre assistência e cobertura: a cobertura do seguro remunera uma perda, enquanto a assistência presta um serviço.

Quais as vantagens de um seguro com assistência?

Quem já precisou sabe do valor da assistência disponível no seguro. As vantagens são significativas.

Em primeiro lugar, o valor de um simples serviço supera, com larga folga, todo o conjunto da assistência se contratado separadamente. Isso significa que, por um valor pequeno, você dispõe de um elenco de serviços que podem ser necessários a qualquer momento.

Por sua vez, pessoas idosas e indivíduos que moram sozinhos podem dispor de um importante auxílio quando dele necessitarem, sobretudo quando se tratar de veículos e pequenos consertos residenciais.

Deve, ainda, ser considerada a sensação de segurança resultante da certeza da cobertura sobre o bem assegurado, assim como da assistência disponível, no caso de alguma necessidade.

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