Ao comprar um carro novo, pode surgir uma dúvida que está se tornando cada vez mais comum: escolher entre câmbio automático ou manual.

Para que você não fique com essa dúvida, descubra agora as diferenças entre os dois câmbios e as vantagens e desvantagens de cada um.

Diferenças no uso

A primeira diferença notável entre carros com câmbio manual e automático é a presença ou não do pedal de embreagem, necessária nos manuais nas trocas de marcha.

Quando o câmbio é automático, o sistema eletrônico do carro identifica o momento certo para as trocas e as realiza automaticamente, dispensando o pedal da embreagem. Portanto, carros com câmbio automático possuem apenas os pedais do freio e do acelerador.

Outra diferença está na alavanca. Enquanto os câmbios manuais possuem a numeração de 1 a 5 e uma letra R, o automático possui indicações diferentes.

Como a transmissão automática é mais usada nos Estados Unidos, suas siglas indicam palavras em inglês. As mais comuns são:

  • P: Park. Utilizada quando o carro está estacionado.
  • N: Neutral. É o neutro, mais conhecido como ponto morto.
  • D: Drive. Aqui, o câmbio passa as marchas automaticamente ao acelerar e frear.
  • R: Rear. Indica a marcha ré.

Vantagens

Agora que já sabe as diferenças entre câmbio automático e manual, veja as vantagens de cada um.

Câmbio manual

Esse tipo de transmissão é mais difundido no Brasil. Por isso, tem como vantagem a facilidade de fazer manutenção, com mão de obra e peças mais baratas.

Outra vantagem é o menor consumo de combustível. O sistema automático possui uma peça chamada conversor de torque, responsável por fazer as trocas de marcha suavemente.

Essa peça rouba potência do motor em acelerações, ocasionando um consumo maior.

Por último, com o câmbio manual o motorista possui maior domínio do carro. Pode manter a marcha que deseja, sem interferências da eletrônica.

Câmbio automático

É indiscutivelmente mais confortável de dirigir. Essa percepção é ainda maior para quem usa o carro em congestionamentos.

A perna esquerda fica totalmente descansada. Além disso, em trânsito lento, basta soltar o freio para o carro começar a andar, sem a necessidade de acelerar.

Outra vantagem é não se preocupar em fazer o controle de embreagem, temido por muitos motoristas.

Por último, o carro com câmbio automático não morre por descuido do motorista. Aquele medo de tirar o pé da embreagem muito rápido e deixar o carro morrer não existe no automático.

Diferenças no bolso

Para saber definitivamente qual a melhor opção entre câmbio automático e manual, nada melhor do que fazer uma análise do impacto dessa escolha no seu bolso.

Você já viu que o carro automático possui um consumo maior. Esse aumento é maior em modelos mais antigos, que possuíam apenas 4 marchas.

Os modelos mais recentes possuem mais marchas, alguns chegam a ter 9. Isso faz o motor trabalhar em rotações menores, reduzindo o consumo. Porém, ainda consomem mais que os modelos manuais.

Viu também que a manutenção do câmbio automático é mais cara. Porém, essas manutenções são raras, normalmente a cada 100 mil quilômetros, se o carro for bem cuidado.

O que você não viu ainda é que ter um carro com câmbio automático pode representar uma valorização maior na hora de revender.

Alguns segmentos, como os sedãs e os utilitários esportivos, possuem um perfil de comprador que rejeita o câmbio manual. Portanto, um SUV sem câmbio automático provavelmente será desvalorizado.

Já em outros segmentos como os populares, o câmbio automático fará pouca diferença no preço na hora de revender.

É possível atualizar o tipo de câmbio?

Possível, em alguns casos, até é. Porém, o valor a ser gasto nessa empreitada de trocar entre câmbio automático e manual será proibitivo.

Vai gastar menos dinheiro trocando de carro.

Qual comprar?

Primeiro, defina as suas prioridades.

Caso pegue congestionamentos diários e o conforto ao dirigir é mais importante que o consumo de combustível menor, escolha o câmbio automático.

Mas, se prefere ter domínio total do carro e ainda gastar menos, abrindo mão de um conforto maior, a melhor opção é o câmbio manual.

Agora que já sabe as diferenças entre câmbio automático e manual, entenda como ter um bom crédito para financiar um carro.

Você também pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.

Solicitar contato agora.