Provavelmente você já ouviu falar sobre o capital de giro para empresas, mas será que você realmente sabe da sua grande importância?

Ele é tão fundamental que é um componente crucial para que uma empresa possa crescer e até mesmo se manter em uma ótica de crescimento no futuro.

A ideia de abrir uma empresa seja ela de pequeno, médio ou grande porte é algo que efetivamente depende de recursos financeiros – na verdade, isso é algo que faz parte dos planos de qualquer empreendedor.

O grande ponto é que essa não é nem de longe uma missão simples. Essa meta é de fato bastante difícil de ser alcançadas, mas, não é impossível de forma alguma!

Muitos de fato conseguem essa façanha! Porém, para que isso possa definitivamente acontecer é necessário ter por perto também uma proposta que seja realmente inovadora – e há quem defenda até mesmo revolucionária.

E tenha em mente o seguinte – a necessidade do capital de giro para empresas não é um fator que simplesmente desaparece com o passar dos anos ou logo depois da abertura do negócio. Nada disso!

Na verdade é justamente o contrário! Dependendo do perfil de negócio em questão, é até mesmo necessário se lançar ao mercado já com muitas dívidas! Infelizmente!

Quer saber mais sobre esse aspecto agora mesmo? Então continue lendo mais detalhes a seguir!

Capital de giro para empresas – entendendo o que é!

O capital de giro consiste em valores que são adotados por parte do empreendedor de forma a fazer com que seu negócio de fato possa acontecer!

Por meio de tais recursos, a empresa consegue desempenhar plenamente suas atividades diárias, ou seja, faz com que a produção realmente possa girar.

Ele ainda representa os bens provenientes à empresa, que podem também ser convertidos em um menor prazo de tempo – se transformando em capital.

Isso também está associado ao dinheiro de caixa, saldo existente na conta corrente, contas a receber e até mesmo aplicações e mercadorias, entre outros.

De forma geral, pode-se afirmar que o capital de giro para empresas refere-se ao resultado relacionado da diferença entre o dinheiro que se mantém disponível e o dinheiro que poderá ser usado para quitar dividendos.

Essas dívidas podem ser inúmeras, como despesas fixas, gastos realmente necessários para manter a prestação de serviços diversos e ainda para a comercialização – bem como outros tipos de gastos extras que possam surgir.

Vale salientar que o capital de giro é algo que faz parte da empresa e também do planejamento financeiro e ainda estabelece uma grande participação

Tanto é que uma boa parcela das empresas em atividade no país não chega a completar o ciclo de um ano justamente porque não consideraram uma forte preocupação com a sua saúde financeira.

Isso é um fator que poderá acabar afetando os investimentos em um médio prazo, fazendo com que a empresa acabe ingressando em um déficit!

Entendendo o capital de giro para indústrias!

Uma indústria, independente do seu nicho certamente deverá fazer a compra de inúmeros tipos de materiais para promover a produção de suas peças.

Em geral, essas compras acabam considerando um grande volume, o que pode significar um gasto realmente mais elevado.

Por isso é fundamental que se procure estipular os recursos financeiros, bem como o prazo de produção envolvido de forma a agregar eficiência no final das contas.

Se porventura a compra for à vista e seu recebimento de forma parcelada, manter o capital de giro é ainda mais vital!

Obtendo recursos para conseguir formar o capital de giro na sua empresa!

Há diversas formas de se conseguir atribuir a formação de um bom capital de giro para sua empresa e é importante conhecer essas alternativas mesmo antes de se precisar delas!

Isso porque imprevistos são realmente comuns no universo do empreendedorismo, e estar devidamente preparado para tomar atitudes rápidas e eficientes é uma das formas de compor o sucesso de uma empresa!

Confira abaixo as principais maneiras que podem ajudar sua empresa a obter o capital de giro:

  • Adiantamento de recebíveis – seja por meio de cheques ou crédito eletrônico, essa pode ser uma excelente maneira de obter capital! Isso porque aqui o gestor não irá precisar aguardar o tempo de 30 ou 60 dias para ter acesso aos recursos provenientes de suas vendas. Porém, é importante saber que existe uma taxa de juros para atribuir esse serviço!
  • Empréstimos bancários – uma outra alternativa quando a empresa não possui recursos e precisa receber o quanto antes um capital extra. Porém, antes de adotar esse caminho é fundamental ter um bom planejamento para não acabar tendo maiores dores de cabeça!
  • Desconto de cheques (uma excelente solução) – O desconto de cheques refere-se a uma operação de crédito que permite antecipar o fluxo de caixa e isso é feito por meio de pré-datados! Seu uso é potencialmente mais indicado para empresas de caráter privado e comercial, bem como indústrias e até mesmo prestadores de serviço – todos podem contar com os benefícios envolvidos! Aqui é possível antecipar o recebimento de valores das vendas feitas a prazo e ainda facilitar positivamente os trâmites que envolvem seu negócio de forma geral!

Outras alternativas para fazer sua empresa crescer e prosperar!

Um fator que poucos pensam na hora de empreender refere-se ao seu espaço físico! Como anda a condição do imóvel onde a sua empresa realiza suas atividades?

Uma forma de investir potencialmente o capital da sua empresa pode ser atrelado ao fato se de conhecer alternativas referente à linha de imóveis – no caso, o refinanciamento de imóveis!

Essa é uma opção ideal para quem deseja obter uma modalidade de empréstimo que pode até mesmo atribuir cerca de 50% do valor total do imóvel!

É uma alternativa bem interessante para quem está querendo investir em um negócio e que ainda precisa contar com uma maior disponibilidade financeira – além de ser uma forma de ajudar a sanar dívidas com juros mais elevados e ainda deixar seu caixa mais dinâmico.

Quer entender mais sobre cada um dos tópicos abordados a respeito do capital de giro para empresas? Então conheça as soluções da Financia Tudo agora mesmo!