Existem várias formas de empréstimo no mercado, mas nem sempre todas oferecem boas condições de pagamento e juros baixos. Por isso, muitas vezes o empréstimo com garantia de imóveis pode ser a melhor opção.

Esse tipo de crédito oferece juros bem baixos e prazos maiores para o pagamento. Por isso, se você tem um bem, pode utiliza-lo para conseguir empréstimos mais vantajosos.

O requisito básico é que você tenha um imóvel em seu nome que servirá como garantia. Muitas pessoas deixam de realizar sonhos por falta de dinheiro, mas isso pode ser alterado.

Esse empréstimo também é chamado de alienação fiduciária, refinanciamento de imóvel ou home equity.

Neste sistema de crédito você oferece seu imóvel em garantia, normalmente bem superior ao valor do empréstimo. Esta garantia permite às instituições financeiras concederem crédito com longos prazos para pagar e juros bem pequenos

Por que os juros do empréstimo com garantia de imóveis são mais baixos?

As instituições conseguem reduzir os juros quando seu imóvel está em garantia especialmente em razão da baixa inadimplência.

Ao ter menores riscos de não receber o dinheiro de volta, ela consegue proporcionar condições melhores aos seus clientes.

Você pode morar, alugar ou vender o imóvel?

Durante o prazo que financiar você poderá usufruir integralmente do imóvel, até porque o imóvel continuará em seu nome, apenas com cláusula de alienação fiduciária ao agente financeiro.

É possível continuar morando, alugando ou até mesmo vender, desde que você pague a dívida ou o novo comprador transfira para si o financiamento e continue pagando.

Você pode perder o imóvel?

Sim. Caso você não pague as parcelas, isso pode vir a acontecer. Porém, esse processo é demorado e complicado, por isso, essa é a última opção do banco. Ele tenderá de todas as formas para que você consiga pagar o débito.

Se você não pagar ele poderá ir a leilão e o valor da venda será utilizado para amortizar a dívida. Se o valor da venda for maior que o saldo devedor do contrato o restante é devolvido ao financiado. A venda prevê apenas repor as perdas e o banco não pode ter lucros.

.Além disso, o bem parado não rende juros e pode ser que o banco nem consiga se desfazer dela. Isso não quer dizer que você deva relaxar e não pagar as parcelas, pois ainda existe o risco de perder o imóvel.

Vantagens de fazer um empréstimo com garantia de imóvel

Essa modalidade é muito indicada para aquelas pessoas que precisam de uma quantia alta de empréstimo e está ganhando bastante destaque no meio de crédito.

A linha de crédito é livre, o que faz com que você possa utilizar o dinheiro para o que quiser, sem precisar justificar o destino da quantia.

Os prazos para terminar de pagar são bem longos. Você pode chegar a até ter vários anos para quitar as dívidas.

A maior vantagem é poder ter juros baixos, parcelas que cabem no seu bolso e bastante tempo para pagar a dívida, sem comprometer o orçamento.

Como fazer um empréstimo com garantia de imóvel

Como qualquer outro empréstimo você precisará passar por umas etapas para aprovação do seu crédito. Elas podem ser mais demoradas do que o empréstimo convencional.

Além disto, as certidões do imóvel e do proprietário deverão estar todas corretas para que o cartório finalize a alienação.

Para fazer um empréstimo com garantia de imóvel você deverá solicitá-lo e levar a documentação necessária. Depois é só aguardar a aprovação e assinar o contrato.

Alguns dos documentos necessários são:

  • RG e CPF ou CNH (do casal);
  • Se solteiro, Certidão de Nascimento;
  • Se casado, Certidão de Casamento;
  • Comprovante de Residência atualizado
  • Matrícula do imóvel
  • Capa de IPTU
  • Declaração Negativa de Débitos de Condomínio.
  • Comprovante de renda

 

A melhor forma de fazer o empréstimo é através da Financia Tudo. Lá você encontra as menores taxas de juros e as melhores formas de pagamento. Acesse www.financiatudo.com.br/refinanciamento-de-imoveis/ e faça a simulação.

Qual a diferença entre alienação fiduciária e hipoteca?

A diferença entre um e outro está no contrato feito entre a instituição e o cliente. Hipoteca também exige um bem para assegurar a dívida, mas o processo é bem mais burocrático.

São tantas barreiras legais que tornam a operação com hipoteca inviável, demorada e cara ao financiado.

Estes são os principais motivos que as instituições optam sempre em fazer empréstimos com garantia de imóvel apenas com alienação fiduciária

Com a hipoteca, o imóvel continua em seu nome, dificultando a retomada do bem pela instituição financeira. Já a outra opção o dono transfere a propriedade para a instituição até o fim do contrato.

Alienando o imóvel o proprietário continua com o imóvel em seu nome e a instituição credora com a posse indireta, o que facilitará em casos onde tenha que retomar a posse por não pagamento das parcelas.

O empréstimo com garantia de imóveis pode ser a melhor solução para você. Por isso vá até uma instituição financeira e análise essa possibilidade. Veja também o artigo Entenda como funciona o refinanciamento imobiliário.