Depois de alguns anos com o mesmo carro, as pessoas sentem necessidade de trocar. Como a maioria não tem o dinheiro à vista, é preciso fazer um financiamento de veículos para troca de carro.

Para que isso aconteça você deve ir até uma concessionária ou revenda de veículos semi-novos, escolher o carro que deseja comprar e orçar o valor do seu carro atual. Se você aceitar a proposta, seu carro será dado de entrada e a diferença financiada.

A instituição financeira que você escolher para fazer o financiamento de veículos para troca de carro analisará sua linha de crédito para saber se irá liberar o empréstimo.

Entenda mais sobre o financiamento de veículos para troca de carro

O financiamento pode ser feito por várias instituições financeiras através de um Crédito direto ao consumidor (CDC). Existem outras, mas esta é a maneira mais comum de contratação.

O valor do financiamento de veículos para troca de carro vai girar em torno da sua renda mensal. Quando menor a diferença entre seu carro atual e o novo, menor será o empréstimo que irá precisar.

Muitas pessoas optam por vender o carro diretamente para terceiros ao invés de troca-los em uma concessionária, pois os preços que elas pagam são bem mais baixos.

Isso acontece, pois a concessionária tem que fazer uma revisão no seu carro e dar alguns ajustes para vender pelo mesmo preço que você venderia para terceiros.

Se você vender seu carro de forma particular você pode pegar o dinheiro recebido e dar de entrada no financiamento. Geralmente as instituições exigem entre 10 e 20% do valor do veículo como entrada.

Você pode escolher o número de parcelas que quiser pagar, levando em consideração o valor que você pode pagar mensalmente. A parcela não poderá ultrapassar 30% de sua renda comprovada.

Quanto mais parcelas financiamento de veículos para troca de carro tiver, mais juros terão, pois ele está incidido nelas. Os valores das taxas podem variar de acordo com a instituição financeira que você optar.

Financiamento de veículo: Quem pode fazer?

A liberação do financiamento de veículos para troca de carro vai depender da análise feita pela instituição. Ela irá analisar se você é negativado, qual sua renda mensal e quanto de parcelas fixas você tem no mês.

Isso vai servir para saber se você tem condições de arcar com mais uma dívida e qual o valor mensal que poderia. Através da simulação você consegue ter uma ideia sobre o preço de entrada e do valor da parcela.

Geralmente, o período máximo para sanar a dívida é de 60 meses, podendo chegar em 72 meses em algumas instituições financeiras.

Caso você tenha o nome negativado, o empréstimo costuma ser aprovado só para funcionários públicos, pensionistas e aposentados do INSS.  

Isso acontece, pois as parcelas tem débito automático diretamente do salário ou do benefício, fazendo com que o banco tenha garantias de recebimento do valor.

Em outras situações diferentes dessas, para conseguir o financiamento será necessário que você limpe seu nome primeiro. E até mesmo com o nome limpo, você não vai ter garantia que a instituição irá aprovar.

Atualmente as instituições se utilizam do Credit Score para definir se aprova ou não seu financiamento, que nada mais é do que um resumo de seu histórico no mercado financeiro.

Com base neste histórico atribui-se uma pontuação automática de crédito para definir se aprova ou não seu cadastro.

Como contratar o melhor financiamento de veículos para troca de carro?

Para saber qual é o melhor será necessário fazer uma pesquisa para conhecer todas as opções de parcelamento e taxas das instituições financeiras. Isso te ajuda a economizar e não pagar juros abusivos.

Tento o valor e o modelo do carro que quer financiar, você já terá informações através das simulações. Analise todo o contrato e preste atenção nos valores das parcelas e juros, que não podem aumentar com o tempo.

Com o CDC você ficará com o carro em seu nome durante o contrato e o veículo estará alienado a instituição financeira enquanto você não terminar de pagar as parcelas.

Outra forma de financiamento é através do leasing, mas nesse caso o banco é o verdadeiro dono do veículo e o “aluga” ao comprador até que a dívida esteja paga.

Se você não quitar a dívida, o banco ficará com seu carro e valor pago até então não será devolvido.

Você pode contratar o seu financiamento na Financia Tudo. Para saber mais, basta entrar no site www.financiatudo.com.br e tirar todas as suas dúvidas de como funciona.

Vantagens de fazer um financiamento de veículos para troca de carro

A grande vantagem do financiamento é que você não precisa ter o dinheiro em mãos Você só deverá ter uma renda para arcar com as parcelas. Outra vantagem é que você pode usufruir do veículo novo na hora.

Além disso, você não terá sua renda comprometida, pois poderá ir pagando aos poucos. Assim, você pode se programar melhor e saber exatamente o que irá gastar.

Percebemos que fazer um financiamento de veículos para troca de carro pode ser mais vantajoso do que você imagina. Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos e acesse também o artigo Saiba tudo sobre capital de giro para empresas.