Quando o assunto é a venda de carro, uma coisa é certa: a forma como o bem é apresentado aos possíveis compradores é determinante para concretização de um bom negócio. Dessa forma, saber preparar o carro para a venda é o primeiro passo para quem deseja ver o seu veículo bem valorizado.

Agora eu lhe pergunto: você sabe como preparar o carro para a venda? Sabe quais os cuidados e medidas tomar? Não? Então, esse post é para você! Confira algumas informações valiosas que separamos para te ajudar nessa hora:

1. Faça uma revisão

Realizar uma revisão prévia pode ser muito útil para evitar surpresas desagradáveis que frustrem o negócio ou gerem alguma desvalorização.

Nessa revisão diversos itens devem ser analisados, tais como:

  • estado dos pneus — caso necessário, devem ser substituídos. Não esquecer do estepe;

  • condições do motor e câmbio;

  • sistema de freios;

  • amortecedores;

  • parte elétrica etc.

Ter a certeza de que todos esses itens estão em ordem, além de te eximir de responsabilidades, caso algum vício ocorra no futuro, pode, ainda, gerar uma valorização no preço de venda, já que veículos de boa procedência são sempre mais bem valorizados. Isso acaba compensando os eventuais gastos que possa ter para realizar essa revisão.

2. Realize uma boa limpeza

Um carro limpo e impecável, certamente despertará mais interesse de possíveis compradores. Por isso, antes de colocar o seu carro à venda é fundamental dar uma geral, tanto na parte interior quanto exterior.

Aos olhos do comprador demonstrará que você cuida bem do carro, o que facilitará a negociação, deixando-o mais tranquilo de estar fazendo uma boa aquisição. 

Uma dica é procurar empresas especializadas na lavagem e realizar a limpeza de bancos, carpetes etc. Na parte externa, a pintura merece atenção. Uma polida é essencial para dar brilho e melhor os aspecto do veículo.

3. Verifique a documentação necessária

Outro ponto fundamental na hora de preparar o carro para a venda é conferir se toda a sua documentação está em dia.

Esse cuidado facilita e agiliza a parte burocrática do negócio que deve ser feita junto ao órgão de trânsito. Nessa hora, é recomendado conferir itens simples, como:

  • situação do IPVA, licenciamento e seguro obrigatório — esses tributos devem estar quitados para que você consiga realizar a transferência de propriedade do veículo;

  • multas — esse é um cuidado básico, mas que muitos proprietários acabam se esquecendo, muitas vezes por acreditar que não cometeram nenhuma infração. Mas, não custa conferir!

  • consultar a existência de gravames — gravames são restrições impostas ao bem e que o impedem, por exemplo, de ser transferido. Geralmente são os bancos quem realizam esse tipo de solicitação, principalmente durante contratos de financiamento.

  • CRV (Certificado de Registro de Veículo) — é preciso estar com esse documento em mãos, pois ele é indispensável na hora de realizar a transferência do veículo. Importante mencionar que esse não é o mesmo documento que utilizamos para rodar com o carro. No momento da transferência do veículo o CRV deve ser preenchido com muito cuidado para evitar rasuras com os dados do novo proprietário no momento da venda de um veículo, evitando assim ter que emitir a segunda via do documento para, só depois, realizar a transferência.

  • Comunicado de venda – A recomendação geral é sempre preencher o documento com os dados do comprador no momento do fechamento do negócio. Se você vendeu seu veículo, é importante realizar a Comunicação de Venda ao Detran dentro de um prazo legal de trinta (30) dias, de forma a isentá-lo de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências que possam acontecer com o veículo (Acidente com o veículo, Infrações de Trânsito, etc…). Caso não faça, o proprietário torna-se responsável solidário pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

Esses são cuidados bem simples e que podem facilmente ser realizados pela internet.

4. Pesquise antes

Antes de anunciar o seu carro, é necessário também saber o seu valor médio de mercado. Assim fica mais fácil analisar propostas e fechar um bom negócio.

Nessas horas você pode utilizar como parâmetro de valor a tabela FIPE ou pesquisar anúncios na internet, por exemplo.

5. Elabore um anúncio de qualidade

Como dito inicialmente, a forma como você apresenta o carro para a venda diz muito a respeito da possibilidade de fechar um bom negócio.

Um anúncio bem-feito e que contenha as informações relevantes sobre o seu veículo é fundamental. Informações como a quilometragem, por exemplo, são indispensáveis. Além disso, não se esqueça de colocar fotos de diferentes ângulos e de boa qualidade, para que o comprador possa avaliar melhor as condições estéticas.

Por fim, preparar o carro para a venda é muito mais simples do que parece. Mas, apesar de simples, essa medida pode render uma negociação mais vantajosa do que esperava.

Gostou das dicas sobre como preparar o carro para a venda? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo nos contando! 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.