Diante da crise econômica que atinge o Brasil, muita gente está com as contas apertadas. Se a sua vida financeira atingiu um patamar de descontrole, o momento é de cautela e planejamento.

Caso queira buscar uma solução rápida e menos pesada para o seu bolso, o refinanciamento de carro vale a pena em determinadas circunstâncias, principalmente para você fugir dos altos juros, como do cartão de crédito ou do cheque especial.

No entanto, é preciso tomar certos cuidados para não se perder de vez nas finanças. Para auxiliá-lo na solução dos seus problemas financeiros, elaboramos este post com detalhes importantes sobre o tema. 

O que é o refinanciamento de carro?    

Estando quitado integralmente ou não, o seu veículo pode ser novamente avaliado por financeiras e bancos. Após uma análise, o valor total é liberado na forma de empréstimo em depósito na sua conta. A partir daí, novas parcelas — podem chegar a 60 — serão geradas, com taxas de juros que variam de 2,12% a 3,47% ao mês, variando de acordo com o ano e o percentual financiado em relação ao valor de mercado do veículo.

São exigidos documentos pessoais e também do carro para que o refinanciamento seja liberado. Ao buscar esse crédito, é preciso realizar um criterioso planejamento, já que atrasos no pagamento das parcelas podem representar a perda do bem.   

O refinanciamento de carro vale a pena?   

Ao decidir pelo refinanciamento, a orientação é observar o valor de mercado do veículo por meio da tabela Fipe. Veja se o preço é justo e se representa uma porcentagem considerável do dinheiro que esteja precisando. Geralmente, é possível conseguir até 80% do preço do carro. 

Fique atento ainda em relação ao número e custo das parcelas. Você terá condições de assumi-las? 

Se o seu carro estiver conservado e com um preço atrativo, certamente será um bom negócio. Outra dica é utilizar o refinanciamento para diminuir as taxas de juros e valores das parcelas, contribuindo para trazer um fôlego em suas finanças.

Caso as dívidas estejam em patamares elevados, principalmente com cartões de crédito e cheque especial, o refinanciamento pode ser útil e mais vantajoso, tendo em vista que tem taxas de juros menores. 

É ainda indicado para quem precisa de dinheiro rápido em situações urgentes, como casos de doenças na família ou para quitar prestações atrasadas de contas diversas, com o objetivo de reorganizar o orçamento familiar. 

Quais são os cuidados básicos ao escolher o refinanciamento?

Além de todas as análises para você não se endividar ainda mais após conseguir o empréstimo por meio do refinanciamento do veículo, é preciso muita disciplina para não se perder novamente nas contas. 

A primeira dica é utilizar o dinheiro liberado no que realmente foi planejado, ou seja, nada de deixar a tentação falar mais alto. Faça uma planilha com contas a pagar e valores a receber, direcionando adequadamente seu orçamento. 

Se o seu carro não estiver totalmente quitado, busque primeiro uma negociação com o banco no qual fez o financiamento, pois podem existir planos bem atrativos. 

Faça cálculos bem alicerçados sobre todas as suas contas, verificando os prazos e valores das parcelas, planejando adequadamente o uso do novo empréstimo para não se perder ainda mais nas dívidas. Por isso, a educação financeira é fundamental!

E você, se interessa por assuntos sobre finanças? Quer sempre ficar bem informado? Então assine agora mesmo a nossa newsletter! 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.