Conquistar a casa própria é o grande sonho de muitas pessoas. E quando ele está prestes a se realizar, surge a grande dúvida: é melhor comprar ou construir um imóvel?

Se as duas alternativas forem viáveis para você, é interessante colocar no papel as vantagens de cada caso. Assim você poderá ver qual é a opção que se encaixaria melhor no seu perfil. As chances de fazer a escolha certa aumentam ainda mais!

Para que essa decisão tão importante seja tomada de acordo com a sua realidade, aqui estão alguns pontos essenciais que devem ser considerados:

As vantagens de construir uma casa

O processo de construção de uma casa requer tempo e muita paciência, pois é bastante longo. Primeiramente, é preciso fazer uma boa busca para adquirir o lote ideal. Avalie a localização, o tamanho e pesquise valores.

Quando essa primeira etapa for cumprida, é hora de se dedicar ao projeto. Sua definição deve ser minuciosa, para que todos os detalhes saiam como você deseja. Sinta-se à vontade para apostar na personalização e ter um resultado como sempre desejou.

Para isso, contratar o serviço de engenheiros e arquitetos capacitados é fundamental. São eles que determinarão a viabilidade da construção, fazendo com que o projeto arquitetônico e os projetos elétrico e hidráulico caminhem juntos, o que evitará problemas no futuro.

Por fim, procure mão de obra qualificada para que a obra seja bem feita de acordo com todas as normas de segurança. Tenha ajuda desses profissionais para comprar os melhores materiais a preços justos no mercado e economizar.

A maior vantagem de construir uma casa é que você poderá acompanhar tudo de perto e, ao final do processo, terá uma residência novinha para morar. Além disso, a economia feita permitirá que você redirecione os gastos para outros fatores, como a decoração e a compra de equipamentos domésticos.

As vantagens de investir em um imóvel pronto

Se a urgência em se mudar for grande, comprar um imóvel pronto pode ser a melhor opção. Apesar de poupar seu tempo e a preocupação com a contratação de profissionais e compra de materiais, outros cuidados devem ser tomados.

Procure sempre se informar sobre a vizinhança e recolha o máximo de informações possíveis sobre o bairro. Verifique se eles se encaixam no estilo de vida que você procura e se você terá fácil acessibilidade aos lugares que costuma frequentar.

Avalie muito bem quais são as condições da propriedade: o estado da pintura, se ela apresenta infiltrações, se a parte elétrica está em bom funcionamento e se existe qualquer outro tipo de desgaste. Esse cuidado evitará a necessidade de reformas em um futuro próximo e de gastos inesperados, caso não sobre dinheiro no fim do mês para atender aqueles imprevistos.

Os fatores que podem ajudar na decisão de comprar ou construir

Para que essa decisão seja tomada de forma prática e irretocável, será preciso colocar na mesa as características e demandas do seu perfil, a fim de ser analisado. Não é somente o seu tempo que está em jogo, mas seus recursos para investir e o sonho de ter a casa própria.

O que você deseja neste momento? Você se sente mais seguro para fazer um investimento tão grande como adquirir um imóvel? O que você espera da experiência de ter a sua casa própria? Essas são algumas das perguntas a serem feitas para ajudar a determinar qual seria a melhor opção para você.

Cuide bem do seu dinheiro. Tenha em mente que comprar imóvel ou construir são iniciativas que podem exigir um financiamento. Erros não podem ser cometidos nesse processo, para que seu sonho não fique prejudicado. Estamos torcendo para que você faça uma boa escolha!

Você também pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.

Solicitar contato agora.