Nos últimos anos, a indústria brasileira vem se preocupando muito com a segurança de seus veículos. Com motores cada vez mais potentes e carros cada vez mais eficientes, é preciso cuidar dos passageiros quando ocorrem as inevitáveis colisões. E o Latin NCAP é o instituto responsável por eleger os carros mais seguros do Brasil.

O órgão avalia todos os modelos produzidos na América Latina e Caribe utilizando diversas técnicas e atribui notas de uma a cinco estrelas. O ranking das avaliações é divulgado anualmente e as fábricas que apresentam os piores resultados ficam cientes daquilo que precisam aprimorar em seus produtos, nos quesitos apontados. E você pode avaliar este importante item na hora de trocar de carro

Inicialmente, o Latin NCAP atribui notas de acordo com o número de equipamentos de segurança que cada modelo traz. Vale lembrar que, no Brasil, desde 2012 os carros saem de fábrica com freios ABS e air bag duplo obrigatoriamente.

Depois, são feitos três testes de colisão: dois dianteiros (contra uma parede e contra um poste) e um lateral. Os percentuais de deformação da carroceria ajudam a complementar ou abaixar a nota dada de acordo com os equipamentos.

Veja, abaixo, quais são os cinco carros mais seguros à venda no mercado nacional:

1°) Volkswagen Golf

A Golf de sétima geração foi o primeiro nacional a obter as cinco estrelas do Latin NCAP. Inicialmente, o instituto usou uma unidade produzida no México, já que os primeiros Golf vendidos no país vieram de lá.

Mas assim que a Volkswagen nacionalizou o modelo, um novo teste foi realizado e a nota foi mantida.

2°) Honda HR-V

O Honda HR-V poderia ser considerado o primeiro desta lista se não fosse por um detalhe: no quesito segurança para crianças, o carro perdeu alguns pontos em relação ao Golf e acabou ficando com o segundo lugar. Mesmo assim, o HR-V teve excelente desempenho em todos os quesitos.

3°) Toyota Hilux

Com cinco estrelas, a Hilux pode ser considerada a picape mais segura do Brasil. Perdeu nos décimos para Golf e HR-V porque a cadeirinha de criança se moveu mais do que deveria durante o teste de colisão frontal. Mas nada que seja preocupante.

4°) Jeep Renegade

Recém chegado ao mercado e produzido com o padrão da Fiat, detentora da marca Jeep, o Renegade apresentou um excelente desempenho nos testes, principalmente em relação à proteção ao motorista.

5°) Honda City

Pela segunda vez a Honda aparece na lista, comprovando sua boa fama na construção de carros robustos e seguros. O City apresentou bons números em todos os quesitos, mantendo uma média excepcional de segurança.

Se você está sentindo falta dos populares nesta lista, tenha calma. Eles também foram testados e alguns obtiveram ótimas notas. Destaque para o Volkswagen Up! e o Toyota Etios, bem avaliados em todos os quesitos.

Vale lembrar que a nota da Latin NCAP, além de atestar a segurança dos veículos, pode ajudar a abaixar o valor cobrado pelo seguro deles. 

E aí, gostou de conhecer os carros mais seguros do Brasil? A lista da Latin NCAP apresenta mais uma série de veículos. Pesquise e encontre o seu preferido! Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como este, direto na sua caixa de e-mails! 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.