Com os preços dos veículos 0km cada vez mais altos no país, só resta uma alternativa para a maioria dos brasileiros: comprar um carro usado. Isso pode até se transformar em vantagem, tendo em vista que ele é bem mais acessível e não conta com a desvalorização rápida, como ocorre com o carro novo.

Sendo assim, confira nossas boas dicas para você comprar um seminovo sem erros e só ver benefícios nessa escolha! Acompanhe!

Comece por algumas checagens

Pra começar, ao se interessar por um veículo, você deve tomar algumas medidas iniciais que são:

  • informar-se sobre a procedência do veículo — se, no caso, ele pertencer a um particular — e aproveitar o momento para questionar o porquê da venda;
  • verificar se está tudo certo com a documentação. Confira o modelo, se tem multas e se o número do chassi confere com o documento (para verificar se o carro é roubado);
  • buscar informações se o veículo passou por todas as revisões obrigatórias, tendo em vista que veículos que estão ainda na garantia podem perdê-la, caso a revisão não tenha sido efetuada;
  • antes de fechar o negócio, peça para algum profissional de confiança verificar detalhes que você não tenha muito conhecimento;
  • por fim, fazer um test-drive. Para isso, pegue um caminho com retas para observar se o volante não puxa, se o carro não vibra em excesso, entre outros sinais que podem apontar problemas.

Compare preços em feiras de automóveis, agências e concessionárias

Para quem deseja comprar carro usado, o ideal é fazer uma pesquisa de preço, visto que pode haver discrepância nos valores de uma agência ou concessionária para outra. Assim, apesar de dar um certo trabalho, esse cuidado pode lhe garantir uma boa economia.

Fique atento aos detalhes – armadilhas existem

Nem sempre o que é dito pelo vendedor ou proprietário do veículo condiz com a verdade. Por isso, ao comprar um carro usado, faça uma análise dos detalhes. Algumas marcas no carro podem sinalizar se ele é mais rodado do que mostra o hodômetro.

Volante e pedais gastos (especialmente, o da embreagem) e estofamento surrado podem ser alguns dos sinais de que você está sendo enganado. Esses detalhes, acredite, são valiosos e podem realmente lhe dizer o tempo de uso do carro.

Verifique se ele já passou por enchentes

Um dos sinais para saber se o carro ficou alagado em alguma enxurrada é o cheiro, que pode estar presente mesmo se tentarem disfarçá-lo com sachês perfumados, por exemplo. Outra forma seria encontrar vestígios de barro e lama em lugares mais escondidos.

Pesquise se o preço é justo

Uma boa dica na hora de comprar um carro usado e não pagar mais do que ele vale é consultar a tabela FIPE ou mesmo o Jornal do Carro. Essas informações servem de referência para saber o preço de carros usados e seminovos. Dessa forma, é possível evitar comprar carros muito caros ou com preços muito baixos, pois, na maioria das vezes, apresentam algum problema.

Verifique se o carro possui pendências jurídicas

A maneira mais usual de checar se o carro está com seus impostos em dia é consultar o DETRAN, a Secretaria da Fazenda e a prefeitura da cidade. Com o CNPJ e/ou CPF em mãos, é possível verificar se existem débitos do veículo em questão por meio dos sites desses órgãos.

Dê preferência para marcas que vendam bem

Escolher a marca de carro pelo volume de vendas no mercado e pelo tamanho da rede de concessionárias é importante. Isso porque esses detalhes podem ser determinantes em questões como facilidade de reposição e custo das peças. Na maioria das vezes, carros que já saíram de linha podem se tornar um grande problema. Fique atento!

Confira os carros com menor custo de manutenção (IMV)

Com a finalidade de manter os consumidores informados, o Cesvi elaborou um ranking dos carros com custos de manutenção mais em conta do Brasil. Teve por base os dados fornecidos pela Fenabrave. Confira!

  • Celta;
  • Novo Uno;
  • Fiorino;
  • Ethios Hatch;
  • Gol;
  • Voyage;
  • Classic.

Se você gostou do artigo sobre dicas para comprar carro usado, siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais novidades sobre o assunto. Encontre-nos no Facebook e no LinkedIn!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.