Se você quer manter o seu carro sempre limpo e com aspecto de novo, o segredo é caprichar na limpeza do automóvel. Além de aprimorar o seu prazer em dirigir, um veículo limpo e bem cuidado será muito mais valorizado no momento da revenda. É só pensar: se um comprador estiver entre dois carros, um bem cuidado e o outro não, qual ele vai escolher

A boa notícia é que cuidar do carro é uma atividade que você pode fazer por conta própria, sem gastar muito. Basta ter os produtos certos à mão e um pouco de disposição nos sábados ou domingos pela manhã. Veja algumas dicas de limpeza para manter o seu automóvel preservado: 

1. Faça a limpeza do automóvel com shampoo adequado

Na hora de lavar a lataria, nada de usar produtos domésticos como detergente de pia ou sabão em pó. Além de mais abrasivos, eles aderem à tinta e acabam manchando a pintura. 

A melhor solução é utilizar um shampoo automotivo de boa qualidade. Existem inúmeras marcas no mercado, é só escolher. Comece estacionando o carro à sombra, para evitar que o shampoo seque sobre a lataria. Depois, aplique o produto com uma esponja macia, retirando o excesso com bastante água. Aí é só secar com um pano limpo, que não deixe resíduos no carro. 

2. Aplique cera a cada 6 meses

A cera automotiva deve ser aplicada a cada 6 meses. O objetivo é criar uma película na pintura que proteja e dê novo brilho à tinta. A cera não cobre arranhões mais profundos e nem recupera manchas grandes, mas funciona bem para dar novo aspecto ao carro. 

A aplicação da cera deve ser feita sempre à sombra, com uma estopa de algodão. Prefira os produtos em pasta, que são mais aderentes e eficazes.

3. Utilize produtos corretos no interior

O interior dos carros possui muitos plásticos, de diferentes texturas. Para deixá-los limpos e brilhantes, retire todo o excesso de poeira e aplique uma fina camada de silicone líquido. 

Caso tenha componentes de couro, procure aplicar produtos específicos para este material.

4. Aspire carpetes, bancos e teto

Esses itens acumulam muita poeira e, por isso, o melhor é usar um aspirador para retirar o excesso. Antes de aspirar o carpete, solte a sujeira com a ajuda de uma escova com cerdas mais firmes. 

Se o teto e os bancos estiverem com muitas manchas, você pode mandar fazer uma limpeza mais profunda em uma loja especializada. 

5. Providencie o polimento, se a pintura estiver muito manchada

O polimento é um recurso utilizado para recuperar manchas maiores e cobrir arranhões profundos. Como o produto usado é muito agressivo, pode haver um desgaste no verniz da pintura. Por isso, não faça a operação com muita frequência. O ideal, é polir a cada dois anos. 

Para auxiliar o trabalho, você pode lustrar a lataria com uma máquina politriz, que vai ajudar a obter o brilho desejado sem fazer muito esforço. 

E aí, gostou das dicas? Com elas você conseguirá providenciar a limpeza do automóvel, mantendo-o sempre com aspecto de novo e bem cuidado. Se quiser ajudar seus amigos a fazerem o mesmo, compartilhe este conteúdo com eles, nas suas redes sociais!

 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.