Se você deixa para fazer a revisão no carro somente no momento de viajar ou quando passa a ouvir ruídos incômodos, cuidado! É que você pode estar correndo riscos de ficar na mão ao desdenhar das vantagens da manutenção preventiva. 

Primeiro, porque pode não haver tempo de checar todas as falhas e, se for o caso, consertar tudo antes de cair na estrada. Em segundo lugar, pode ser tarde demais para corrigir os defeitos e o prejuízo pode pesar ainda mais no orçamento. 

Neste post, vamos apresentar algumas das principais vantagens de se fazer a manutenção do veículo periodicamente. Confira!

1. Mais segurança

Fique atento a volantes trepidantes, consumo excessivo de combustível, freio com ruídos e pneus carecas: esses são indicativos claros de que você descuidou da manutenção preventiva e está conduzindo um veículo instável e, consequentemente, inseguro. 

2. Menos manutenções corretivas 

Embora seja um costume bem brasileiro deixar tudo para depois, essa “regra” não se aplica a veículos, a não ser que você não se incomode em perder dinheiro. Por exemplo, se o carro superaquece com facilidade, não resolver um problema que pode ser simples tende a danificar o motor, gerando um custo muito maior para corrigir.    

3. Redução do envelhecimento físico do veículo

Pintura e lataria são dois dos elementos que mais sofrem com a falta de manutenção preventiva. Como o carro fica exposto a inúmeras condições de tempo e temperatura, sua pintura tende a deteriorar, um dano que poderia ser minimamente revertido com aplicação de produtos químicos.

Além disso, as batidas e amassados, quando não consertados, tendem a enferrujar. 

4. Aumento do valor da revenda

Ao cumprir o cronograma de revisões da sua concessionária, seu carro não perde a cobertura da garantia no longo prazo e, por tabela, seu patrimônio fica ainda mais valorizado para negociações futuras, afinal você terá um documento que comprova o bom estado do seu veículo.     

5. Melhor performance do carro

Para manter o bom desempenho do seu carro, o recomendável é que a manutenção preventiva seja feita no mínimo de 6 em 6 meses e, no máximo, ano a ano, com uma check list que contemple pontos determinantes para o funcionamento do carro: freios, embreagem, escapamento, motor, bateria etc.

6. Maior conforto 

Odores, barulhos e pouca potência são evidências de que o ar-condicionado do carro precisa de higienização. Os filtros acumulam sujeira e a crosta de impurezas impede a passagem do ar, favorecendo a contaminação do interior do carro pelos mais diversos ácaros e fungos. Por isso, os filtros precisam de manutenção a cada seis meses ou a cada 10.000 km de rodagem.

Vale reforçar que muito melhor do que esperar o veículo estragar é a prevenção. Em caso de dúvidas, o manual do proprietário apresenta todos os prazos para a manutenção preventiva, além das datas de troca de óleo e o padrão correto para a calibragem dos pneus, entre outros dados não menos importantes.

E então, gostou do nosso post? Viu só como as vantagens da manutenção preventiva não podem ser deixadas de lado? Se quiser ficar por dentro de mais assuntos como esse, basta assinar nossa newsletter.

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.