Com taxas de juros mais interessantes e rápida liberação do crédito, os empréstimos pessoais têm ganhado a preferência de muitos consumidores brasileiros. Afinal, essa pode ser uma excelente opção para sair do aperto, abrir o próprio negócio ou até mesmo financiar o carro novo.

Entretanto, para evitar que as dívidas se transformem em uma bola de neve, é preciso cuidado antes de se comprometer com um empréstimo.

Pensando nisso, destacamos no post de hoje alguns detalhes a serem considerados antes de contratar um empréstimo. Separamos, também, cinco segredos que vão ajudá-lo a obter linha de crédito pessoal! Siga a leitura e confira!

Condições oferecidas no contrato

Antes de considerar o crédito pessoal, são precisos algumas cuidados para evitar que você não consiga pagar o que deve.

Por isso, analise as condições oferecidas: número de parcelas, prazos para pagamento e, principalmente, taxas de juros praticadas. Há inúmeras ferramentas de simulação de crédito pessoal disponíveis nos sites das financeiras que o ajudarão nessa análise.

Seriedade da instituição

O segundo cuidado a ser tomado é se certificar da seriedade da instituição. Fique atento aos sites de reclamações dos consumidores e cheque se o CNPJ da credora é réu de processos judiciais.

Dicas valiosas para obter linha de crédito pessoal

Está precisando de um dinheiro extra? Então, confira como obter uma ótima linha de crédito pessoal:

1. Cuidado com o histórico bancário

O histórico bancário do cliente retrata a sua capacidade de pagamento e a forma como ele administra seus recursos. Quando o cliente tem bom relacionamento com o banco e paga suas contas em dia, a própria instituição libera um limite de crédito pré-aprovado para que ele simule e contrate pela internet, sem burocracia.

Por outro lado, se o consumidor não conseguiu quitar parcelas de outros financiamentos, suas chances de obter uma linha de crédito pessoal vantajosa serão menores.

2. Quite outras dívidas antes

Antes de contratar um novo financiamento, tente reduzir ou até mesmo quitar as suas dívidas antigas. As instituições financeiras levantam o nível de endividamento do cliente e, quanto mais ele se endivida, maiores juros pagará em novos empréstimos.

Lembre-se: clientes superendividados são inadimplentes em potencial e o banco não vai querer correr o risco de calote! 

3. Verifique se as parcelas do crédito são compatíveis com a sua renda

Planejamento financeiro é a chave para evitar que as dívidas comprometam o seu orçamento mensal. Assim, analise o montante — incluindo as taxas de juros — que você terá de desembolsar todos os meses para cobrir o débito e responda às seguintes perguntas:

  • ao pagar esse valor, você deixará de arcar com as contas que envolvem as suas necessidades básicas, como supermercado, luz, água e aluguel?
  • em qual prazo você conseguirá quitar a dívida? Prazos menores tendem a reduzir as taxas de juros;
  • há o risco de, em algum mês, você não conseguir pagar essa parcela? Se há esse risco, pense duas vezes antes de se endividar!

4. Forneça dados corretos e atualizados

Para obter uma linha de crédito pessoal, é imprescindível manter o seu cadastro atualizado junto à financeira e aos órgãos de proteção ao crédito. Informe-os sempre que mudar de endereço ou de telefone, e o seu grau de confiabilidade será maior.

Atualmente, a Serasa Consumidor permite que os consumidores façam um cadastro positivo com informações completas e foto. Assim, os credores têm acesso rápido ao perfil do cliente quando analisam o crédito.

5. Analise as taxas de juros ao mês e ao ano

O conhecimento básico em matemática financeira é um grande aliado na hora de analisar se um crédito vale a pena porque o elemento principal desse tipo de contrato é a taxa de juros ao mês e ao ano.

Os cálculos dessa taxa podem ser feitos nas simulações ou por meio de calculadoras financeiras. Com essas informações, ficará mais fácil comparar opções e decidir o que mais se adéqua às suas necessidades e à sua capacidade financeira.  

Gostou de nossas dicas sobre como obter linha de crédito pessoal? Então, não deixe de conferir o post sobre como ter um bom crédito para financiar um carro e aprofunde-se no assunto!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.