As aquisições de bens à vista são, atualmente, menos frequentes. Para bens de menor valor, como eletrodoméstico, eletroeletrônicos, móveis e outros produtos, o cartão de crédito é um facilitador.

Quando se trata de bens de maior valor, como veículos e imóveis, existem opções como o financiamento e o consórcio. No entanto, nem sempre é fácil obter crédito para financiar um carro.

Veja como resolver esse problema lendo o post a seguir!

Como é feito o financiamento de carros?

Os financiamentos de carros, sejam novos, seminovos ou usados, são efetuados em bancos privados ou públicos por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Os interessados podem contatar diretamente o banco para saber como é liberado o crédito para financiar um carro.

Existem plataformas de financiamentos online que atuam em condições iguais e/ou até mais vantajosas que as instituições financeiras, além de terem grandes diferenciais, tais como agilidade e comodidade. 

Os valores disponibilizados para o financiamento e o valor das parcelas são definidos conforme o salário do consumidor, o ano e modelo do veículo e também o prazo de pagamento.

O que atrapalha o consumidor na hora de conseguir crédito para financiar um carro?

Como o financiamento é, na verdade, um empréstimo que o banco está fazendo ao consumidor, envolve riscos para a instituição, ou seja, o risco do consumidor não pagar.

Por causa dos riscos, a instituição financeira cobra juros sobre as parcelas e também avalia em que situação está o crédito do consumidor no comércio. Para efetuar essa análise, ele consulta os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Caso o consumidor tenha seu CPF inscrito em uma ou mais dessas instituições, o mais provável é que o crédito para financiar um carro seja negado, pois o banco não deseja correr riscos a mais.

Quando a pessoa faz uma compra e não paga, a empresa registra seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito. Assim, a pessoa inadimplente fica com o “nome sujo” até quitar o seu débito. Só terá acesso ao CDC após cumprido um prazo médio de 90 dias após a quitação da pendência.

Quais são as alternativas para pessoas inadimplentes conseguirem crédito para financiar um carro?

Alguns bancos e outras instituições financeiras de menor porte podem até liberar o crédito para financiar um carro para um consumidor com “nome sujo”, desde que ele realmente demonstre interesse em pagar e comprove sua renda.

Mas essa não é a regra. E as exceções, muitas vezes, demoram a ser encontradas.

Outra forma de obter crédito para financiar um carro é comprando em nome de uma pessoa que tenha o “nome limpo” — uma pessoa de confiança, já que o veículo ficará no nome dela. Caso seja sócio de alguma empresa o empréstimo pode ser feito usando o CNPJ, desde que esteja livre de restritivos financeiros. 

Os consórcios não consultam SPC/Serasa para vender suas cotas, mas após a contemplação, se o consorciado estiver com o “nome sujo”, não poderá receber a carta de crédito. Isto é muito importante que saiba antes de aderir a um grupo de consórcio. 

A melhor solução para obter crédito para financiar um carro é evitando ficar inadimplente ou, já tendo dívidas em atraso, procurar saldá-las o quanto antes, entrando em contato com as empresas credoras e negociando valores. É importante valorizar o seu crédito, pois está cada vez mais difícil conseguir novos empréstimos. 

O que vale a pena fazer antes de financiar?

Considerando que você é um bom pagador e não tem dívidas espalhadas pelo comércio, recomenda-se fazer uma boa pesquisa antes de aceitar qualquer financiamento.

Por meio da internet, você encontrará diferentes instituições que financiam veículos, inclusive poderá entrar no site dos bancos mais conhecidos.

Confira a reputação da instituição, entre em contato com ela, tire suas dúvidas, compare as taxas de juros e os outros encargos. Percebendo que ela é realmente idônea, você poderá adquirir seu crédito para financiar um carro.

O ideal (e é um ponto que muitas instituições observam antes de aprovar o financiamento) é que você só comprometa até 30% de sua renda com o negócio. Simule no site da instituição e veja as opções disponíveis.

Agindo com cautela e mantendo uma conduta correta no meio comercial, conseguir um bom crédito para financiar um carro torna-se uma coisa relativamente simples.

Já obteve crédito para financiar um carro? Entre em contato com a Financia Tudo e descubra os planos de financiamento disponíveis! 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.