A hora de negociar um veículo e fazer o melhor negócio exige atenção básica para alguns itens. Perder dinheiro na venda do carro não é desejo de ninguém.

Descubra agora dicas valiosas para ter sucesso nessa negociação.

Cuidados de conservação

Tentar vender um carro com a pendência de conserto é motivo para ter o preço final diminuído. O comprador provavelmente vai colocar na ponta do lápis o que precisa gastar.

Manter as revisões em dia como troca de óleo, rodízio dos pneus, verificação de freios e de outros itens ajuda na durabilidade maior do carro e diminui os custos de consertos. Isso também é vantagem para a venda.

Se há necessidade de alguma manutenção, quem quer vender o carro precisa analisar se vale mesmo a pena consertá-lo. A orientação técnica é nunca gastar mais que 5% do valor do carro. Procure também manter o carro limpo, para dar boa aparência.

Formas de pagamento

A oferta de ter pagamento à vista, em dinheiro, sempre é motivo para se pechinchar no preço. Ao mesmo tempo, com os financiamentos essa forma de negociar perdeu um pouco a força.

O financiamento não deixa de ser uma forma de vender o veículo à vista. A financiadora repassa o dinheiro para o vendedor e assume a titularidade de receber a quantia de quem compra o bem.

O que é preciso levar em conta é os juros envolvidos nesse tipo de comercialização. Essa preocupação fica centrada para o comprador.

Para quem está vendendo, financiar garante uma opção a mais de garantir o negócio e saber que o dinheiro será pago. Vender parcelado, sem o financiamento, envolve um risco maior.

Por isso, quem quer negociar e não pretende perder dinheiro na venda do carro é muito importante entender quais são as principais linhas de crédito que existem atualmente.

Atenção com a documentação

Multas e atraso no pagamento de taxas do documento dificultam uma venda ou podem inviabilizá-la.

É necessário que o IPVA, licenciamento e seguro obrigatório estejam quitados. Se algum imposto estiver vencido e não houve o pagamento, o comprador em geral pode desconfiar da oferta.

Caso haja financiamento do carro, também é necessário ter as parcelas todas pagas até a data da venda.

Qualquer desalinhamento nesses quesitos atrapalha na transferência de titularidade. Se o comprador não transfere o veículo, qualquer multa ou ocorrência como acidente pode ficar na responsabilidade do antigo proprietário.

Paciência para não perder dinheiro na venda do carro

A pressa em negociar um carro influencia no valor final da venda. O melhor negócio nem sempre aparece com a primeira pessoa que liga depois de ver um anúncio. Algumas vezes, é preciso determinado tempo.

Para não perder dinheiro na venda do carro, é preciso entender que a urgência do vendedor determina qual será o preço. Quando o comprador percebe que essa necessidade da venda, provavelmente ele será mais duro ao fazer uma oferta e não aceitar muita margem de discussão.

Venda em loja ou particular

Quando se recorre a uma loja autorizada, o valor do veículo seminovo para a venda pode ficar entre 20% e 25% menor que o valor da tabela Fipe, variando mais em função do estado geral de conservação e da facilidade de comercialização do seu carro. 

Isso acontece porque o comprador não está adquirindo para uso próprio, mas para a revenda. Essa diferença de preço que ele paga vai influir no lucro que terá. Nessas opções, quem quer vender o caro precisa analisar a pressa do negócio e se compensa ter o valor do seu carro diminuído, mas, em contrapartida, está prestes a fechar outra compra de um modelo mais novo com boas condições.

Descontos menores ou inexistentes em relação ao valor de mercado você conseguirá, habitualmente, realizando a troca em concessionárias da mesma linha do atual veículo, pois terão maior interesse em mantê-lo fiel à marca. 

Também entre pessoas físicas, o negócio vai ser mais vantajoso e pode ser que o preço fique dentro da tabela Fipe ou um pouco abaixo. Ao mesmo tempo, pode ser que o tempo para concretizar a venda seja um pouco maior.

Saber essas informações dá bagagem para ter o melhor negócio. Fique atento e leia mais também sobre as principais linhas de crédito atualmente para definir qual se encaixa melhor para garantir a venda. Quer obter mais dicas? Acesse e curta nossa página no Facebook. 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.