Adotar uma conduta preventiva no trânsito é a principal forma de garantir a segurança de motoristas e passageiros. Para um dia a dia mais seguro, contamos com alguns itens de segurança do veículo, essenciais ao volante.

Além de serem imprescindíveis para evitar que um acidente se torne mais sério e preservar a vida de todos no trânsito, estes itens também fazem a diferença caso o motorista queira vender seu veículo. Afinal, os equipamentos valorizam o carro e preservam seu valor no mercado.

Por isso, separamos seis itens de segurança, entre obrigatórios e adicionais, para que você entenda o quanto é importante tomar alguns cuidados ao dirigir e fazer um investimento a mais com o veículo. Confira!

1. Extintor de incêndio ABC

Assim como todos os itens de segurança, o extintor de incêndio pode salvar vidas. Além de apagar princípios de incêndio de combustíveis líquidos, como óleo e gasolina, o equipamento do tipo ABC ainda apaga o fogo de materiais elétricos e sólidos do veículo, como bateria, fiação elétrica, pneus, estofamentos, entre outros.

Para que o equipamento funcione normalmente, é essencial verificar se ele está dentro do prazo de validade, tirar o plástico de extintores novos e examinar se a trava não está enferrujada.

2. Airbag

Em caso de colisão, a integridade física de motoristas e passageiros fica garantida com o airbag, que são bolsas de ar acionadas em aproximadamente 3 centésimos de segundo e capazes de proteger os ocupantes contra um choque direto em partes do veículo, como volante, painel e vidros.

Inflado a partir de uma reação química, o airbag se esvazia logo após o impacto. Mas é importante ficar atento: o item também é obrigatório e sua capacidade de proteção só funciona se todos estiverem utilizando o cinto de segurança.

3. Controle eletrônico de estabilidade (ESC)

Com previsão de se tornar obrigatório no Brasil a partir de 2022, esse item impede que o veículo derrape em curvas e evita que o motorista perca o controle da direção. Além disso, o dispositivo controla a tração do carro e também impede que as rodas girem em falso nas vias.

Isso acontece graças aos sensores localizados nas rodas, motor e direção, que enviam dados para uma central responsável por detectar adversidades no trânsito (como entrada abrupta em curvas ou mudanças repentinas de faixas). Assim, o ESC pode fazer correções e evitar acidentes, como frear as rodas e reduzir o torque do motor.

4. Cinto de segurança com pré-tensionador

O cinto é um dos itens de segurança do veículo mais importante no trânsito, pois assegura a integridade física de seus ocupantes e evita que eles sejam arremessados para fora do carro durante um acidente.

O pré-tensionador é uma funcionalidade muito útil por ser capaz de retrair o equipamento em caso de iminência de colisão, como perda de aderência das rodas e frenagem brusca. Assim, a folga entre o assento e o corpo é reduzida e o ocupante estará na posição ideal durante o acionamento do airbag.

5. Triângulo de segurança

Obrigatório em todos os carros, o triângulo deve ser utilizado sempre que o veículo estiver impossibilitado de trafegar em caso de acidente, pneu furado ou pane elétrica. Assim, outros motoristas serão avisados de que há um carro parado à frente e redobrará a atenção na via.

Se não for possível retirar o automóvel da pista e posicioná-lo em um local que não atrapalhe a fluidez do trânsito, o triângulo deve ser colocado em uma distância de 30 metros da traseira do carro. Para facilitar o cálculo, é importante lembrar que um passo longo equivale a um metro de distância.

6. Chave de rodas e macaco

Enquanto a chave de rodas é usada durante a troca de pneus para afrouxar os parafusos, o macaco é o equipamento usado para levantar e sustentar o carro enquanto o pneu defeituoso estiver sendo substituído. Por isso, as duas ferramentas são muito importantes em caso de uma emergência.

Se você gostou de conhecer alguns itens de segurança do veículo, aproveite para continuar aprendendo. Confira o post “Conheça 5 dicas de limpeza para manter seu automóvel preservado”!

Você também pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.

Solicitar contato agora.