Evitar o pagamento com juros ainda é um grande desafio para os consumidores. Por outro lado, seja por esquecimento ou falta de planejamento, realizar o pagamento dos boletos sem atraso tornou-se a melhor opção para quem deseja controlar as finanças.

No entanto, os juros não são o único problema que um boleto atrasado pode causar. A negativação do nome ou interrupção dos serviços também são consequências do atraso, por isso, evitar essa situação é indispensável para não comprometer o orçamento no final do mês. 

Controlar o pagamento dos boletos de água, luz, telefone, cartão de crédito, prestação do carro, entre outras despesas, não é uma tarefa fácil. Mas felizmente existem algumas medidas que podem solucionar o problema. Quer descobrir quais são? Então confira as dicas!

1. Predefina os vencimento dos boletos com uma margem de segurança

Para evitar qualquer tipo de esquecimento é importante programar os vencimentos do boleto após o recebimento do salário, ou seja, em até dez dias.

Agindo dessa forma, você evita atrasar os pagamentos devido à falta de dinheiro, por exemplo.

2. Liste todas as contas por ordem de prioridade e vencimento

Priorizar as contas conforme a data de vencimento é uma estratégia que pode beneficiar o seu bolso de várias maneiras. Além de evitar os juros, você também evita o cancelamento de um serviço importante, como da água ou energia elétrica.

Dessa forma, desenvolva o hábito de colocar todas as suas despesas em uma lista para visualizar quais são as prioridades.

3. Conte com o auxílio de aplicativos gratuitos 

Lembrar de todas as contas não é tão simples assim, mas você pode contar com a ajuda de aplicativos gratuitos, como o Finance, Money Lover, Bills Agent, Microsoft Excel, entre outros.

Com o auxílio desses apps fica impossível esquecer qualquer boleto bancário, já que eles oferecem várias funcionalidades interessantes, como notificações de vencimento, planilhas, cadastramento de contas etc.

4. Programe o débito automático em conta corrente

Para quem possui saldo em conta é aconselhável cadastrar os boletos em débito automático. Lembre-se que com esse gesto você evita cobranças adicionais e elimina qualquer chance de esquecimento, além de ser mais prático, por outro lado.

Entretanto, fique atento para que o pagamento dos boletos não seja cobrado sem valor disponível em conta, pois os juros do cheque especial também não compensam.

5. Utilize um quadro de lembretes em local de destaque

Embora seja uma ideia simples, colocar lembretes em algum local de destaque, como na geladeira, por exemplo, é uma alternativa eficaz principalmente para quem está acostumado a esquecer tudo. Se necessário, coloque também lembretes também no celular ou outros lugares estratégicos.

6. Antecipe os pagamentos

Entrou um dinheiro extra? Então aproveite para antecipar as suas contas e ainda ganhar descontos nos pagamentos realizados. Além disso, não se esqueça que pagar com antecedência aumenta sua credibilidade no mercado, sendo ainda uma excelente maneira de economizar.

7. Convoque toda família

Contar com a ajuda de outras pessoas também é importante para evitar o pagamento com juros devido ao atraso. Então converse com todos da família para que as contas sejam pagas rigorosamente em dia.

Está pronto para não atrasar o pagamento dos boletos com a ajuda das nossas dicas? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude os seus amigos a evitarem esse problema também!

 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.