A segurança no trânsito é um tema cada vez mais discutido. O Brasil busca superar a amarga posição de ser um dos países que mais mata na direção.

Para isso, nossa legislação passa por frequentes mudanças. O airbag, por exemplo, passou a ser indispensável em todos os carros a partir de 2014, depois de ser incluído na lista de equipamentos de segurança obrigatórios no Código de Trânsito.

Ninguém quer andar desprotegido, não é? Saiba quais são os itens de segurança do carro que podem fazer toda a diferença em momentos críticos!

Quais são os itens de segurança do veículo?

Várias peças do carro têm a função de nos proteger. Veja quais são!

Luzes

São elas que garantem a visibilidade externa e a comunicação entre os motoristas. Você nunca pode andar com as luzes ou as setas queimadas.

Buzina

A buzina permite que você emita um alerta para outros motoristas e se proteja de colisões.

Espelhos retrovisores

É simplesmente impossível dirigir sem fazer uso dos retrovisores. É por eles que o motorista tem sua visão ampliada para as laterais e a traseira do veículo. Dirigir com algum espelho quebrado aumenta muito o risco de batidas.

Limpador de para-brisa

Essencial em dias de chuva ou quando aparece alguma sujeira no vidro, o limpador de para-brisa não pode ser negligenciado.

Cinto de segurança

O cinto praticamente dispensa comentários! Nos últimos anos, foram realizadas incansáveis campanhas pela conscientização quanto ao seu uso. Felizmente, a maioria dos motoristas já entende que ele pode marcar a diferença entre sobreviver ou não a um acidente de carro.

Freio de mão

Esse é um item importantíssimo, principalmente em ruas íngremes. O freio de mão permite que o motorista tenha maior controle do carro e, assim, evite batidas.

Pneus

É fundamental manter os pneus, inclusive o estepe, em boas condições. Se eles estiverem ruins, o carro perde aderência e fica instável. Evite usar pneus muito desgastados, mantenha-os sempre calibrados e realize o alinhamento e o balanceamento das rodas com frequência.

Ferramentas de emergência

Os equipamentos de emergência são: macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. Os dois primeiros te darão uma mãozinha na hora de trocar o pneu.

O triângulo é um dos itens de segurança mais importantes. Ele serve de alerta para os outros motoristas, avisando que há um carro parado na via.

Extintor de incêndio

Esse item salva vidas! Cheque sempre a data de validade para garantir que ele está pronto para ser usado se surgir uma emergência.

Cadeirinhas ou assento elevação para criança

Esses equipamentos foram pensados especialmente para garantir a segurança dos pequenos. Nunca ande com crianças soltas no carro.

Por que manter a manutenção do veículo em dia?

Agora você já sabe a função de cada um dos itens de segurança do carro. Com certeza ficou clara a importância de que eles estejam sempre funcionando perfeitamente, não é?

Realizar a manutenção preventiva no seu veículo tem muitas vantagens. Além de garantir a segurança, você evita multas, previne problemas piores com as peças e economiza em manutenções corretivas.

Certifique-se de que seu veículo tem todos os equipamentos de segurança obrigatórios e inspecione periodicamente as condições de funcionamento deles.

Fique atento ao prazo de validade dos itens de segurança do carro e troque-os no período estipulado pelo fabricante. Para sua proteção, garanta que eles estejam sempre em perfeitas condições de uso.

Nosso blog publica frequentemente textos do seu interesse! Que tal sempre recebê-los? Assine nossa newsletter e aproveite!

Faça contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo. Nosso objetivo é ajudar. Solicitar contato agora