O brasileiro é apaixonado por carros. Ter o seu próprio carro é um objetivo da maioria da população e comprar o carro dos sonhos é uma meta que muitos desejam alcançar. Porém, comprar um carro não é nada fácil. 

É fundamental se preparar financeiramente e lembrar que a compra de um carro gerará alguns novos custos, como o pagamento do IPVA, seguro, manutenções periódicas, entre outros. 

Está decidido a realizar o sonho de comprar ou trocar de carro? Já pensou em usar a carta de crédito para comprar um carro? Continue a leitura deste artigo e veja mais sobre essa possibilidade! 

O que é uma carta de crédito?

A carta de crédito nada mais é do que um consórcio contemplado. Em outras palavras, a carta de crédito é um documento que lhe dá o direito de usar uma determinada quantia financeira para adquirir um bem. Os tipos de consórcios mais comuns são de imóveis e automóveis. 

É possível ser contemplado antes de finalizar as parcelas, concorrendo pelo sorteio mensal. Neste caso você poderá dar encaminhamento aos procedimentos de liberação da carta de crédito que lhe dará o direito de comprar o bem escolhido. Este fluxo é válido para imóveis, veículos e consórcio de serviços.  

É importante ressaltar que, no caso de automóveis, é possível realizar um consórcio direto com o fabricante. O problema dessa alternativa é que, quando a carta de crédito for contemplada, você só poderá adquirir um automóvel daquela montadora. Portanto, é extremamente vantajoso escolher empresas especializadas neste setor, podendo utilizar a carta de crédito para comprar o carro que desejar. 

Consigo comprar uma carta de crédito já contemplada?

Sim, esse é um procedimento legalmente previsto, mas é preciso se atentar a alguns pontos. Deve-se verificar a confiabilidade e a originalidade da carta de crédito, entrando em contato com a Administradora e certificando da existência desta e de sua contemplação. 

Vale ressaltar que as Administradoras de Consórcio não podem, por exigências legais, trabalhar com cotas contempladas. A comercialização de cartas de crédito são feitas pelo próprio consorciado ou por empresas independentes. Conferindo esses pontos, você conseguirá comprar uma carta de crédito com tranquilidade e poderá utilizá-la com a devida segurança. 

Existe algum risco?

Existem riscos para utilizar uma carta de crédito para comprar carro ou imóvel. É importante lembrar que a administradora pode estabelecer algumas condições para o uso do crédito e é fundamental que você tenha conhecimento. 

Além disso, esse tipo de alternativa é passível de fraudes e golpes, o que certamente colocará o seu objetivo em risco. Por isso, é imprescindível contar com empresas que sejam confiáveis, evitando maiores problemas. 

É importantíssimo garantir a segurança do seu investimento e a certeza de que seu sonho será realizado. É indispensável certificar que o produto a ser comprado está dentro do que preconiza o Banco Central e seja 100% legal. 

Como usar uma carta de crédito?

Primeiramente, deve-se ressaltar que o valor da carta de crédito não é transferido para a sua conta. Após o sorteio, a pessoa deve escolher o modelo do carro ou imóvel e informar para a administradora, que fará o processo de compra. 

Caso o veículo ou imóvel escolhido seja mais caro que o valor da carta de crédito, não se desespere. Você pode utilizar a carta de crédito para adquiri-lo, necessitando apenas de complementar o valor. 

O contrário também é possível. Neste caso, sendo o valor do bem menor do que a carta de crédito, pode-se comprar e utilizar o valor restante para abater prestações na ordem inversa, reduzindo o saldo devedor. 

Independentemente do tipo de carro ou imóvel a ser escolhido e de seu valor, é crucial escolher empresas especializadas que sejam de qualidade, evitando transformar o seu sonho em pesadelo. Já existem plataformas no mercado que trabalham com consórcios, seguro de automóvel, de residência, de vida e, também, com financiamentos.

Certamente, essa será uma excelente maneira de usar o seu dinheiro de forma responsável, segura e, ainda, trazendo um bom retorno. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? Interessou-se pelo assunto? Então, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as nossas atualizações? Não perca tempo!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.