Muita gente fica em dúvida se as linhas de financiamento devem contar como parte de sua renda para a conquista de objetivos em uma época de dificuldades financeiras.
A resposta para essa pergunta, no entanto, não é simples, pois depende da situação e do tipo de crédito a ser contratado.
Em teoria, contar com elas não é o ideal. Mas sabemos que nem sempre é possível ter o dinheiro necessário para pagamentos à vista, especialmente para itens mais caros.
Além disso, há meses em que as contas não fecham, seja por uma queda nas receitas ou um aumento imprevisto nas despesas.
Portanto, o mais importante é saber como utilizar os diversos tipos de financiamentos disponíveis.
Continue sua leitura, pois falaremos um pouco sobre as principais linhas de crédito atualmente para que você possa escolher a melhor de acordo com suas necessidades.
Por que usar as linhas de financiamento?
As linhas de crédito e financiamentos são importantes para facilitar a aquisição de bens e serviços que seriam de difícil acesso somente com a renda normal. Elas ainda permitem o acesso rápido ao dinheiro em um momento de aperto.
No entanto, todo crédito é uma forma de venda de um montante a prazo. Isso significa que esse dinheiro possui um custo, variando por tipo de linha de financiamento, pois o risco de quem a concede é diferente em cada operação.
Linhas de financiamento: quando e qual usar?
Assim, para cada situação, o melhor é pesquisar as linhas de financiamento disponíveis e ver qual é a mais vantajosa.
As mais caras (que possuem a cobrança de juros maiores) são o chamado Crédito Rotativo do cartão de crédito e o Cheque Especial da conta corrente.
Essas duas modalidades possuem custo elevado pois a instituição financeira não tem garantias de que serão pagas no vencimento. Claro que esse não é nosso caso, mas acabamos pagando também por conta desse risco.
Portanto, são duas modalidades de crédito que devem ser usadas somente em último caso e precisam logo ser pagas, mesmo que para isso seja necessário contratar outro tipo de financiamento. Mas quais são as outras modalidades? Veja abaixo alguns exemplos das mais comuns no mercado:
Cartão de crédito
O cartão de crédito é uma forma de financiamento que está disponível para uma grande parte dos consumidores. Se pago em dia, é a modalidade mais barata. Dessa forma, é possível parcelar compras até o valor de seu limite aprovado sem juros algum. Já se não conseguir pagar a parcela em dia a taxa média do mercado é muita elevada.
Crédito Direto ao Consumidor
Esta modalidade, também chamada de CDC, é uma das que possui maior flexibilidade para o uso do dinheiro. Além disso, pratica taxas de juros bem abaixo do Cheque Especial e do Crédito Rotativo do cartão, o que faz dela uma boa alternativa para quitar essas dívidas, trocando-as por uma forma mais barata.
Financiamento imobiliário
É uma linha de financiamento específica para aquisição de imóveis. Permite maiores prazos para parcelamentos e, como garantia, o próprio imóvel fica alienado. Normalmente, é a maneira mais acessível de conquistar a casa própria, mas exige planejamento de longo prazo.
Financiamento automotivo
Outro tipo com fim específico, serve para a compra de um carro, uma motocicleta, um caminhão ou algum outro veículo aceito pela instituição financeira. Seus prazos são maiores que os do CDC, e geralmente as taxas são bem atrativas, isto porque o próprio veículo fica como garantia para o pagamento do empréstimo.
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é um tipo de CDC, mas é descontado diretamente na folha de pagamento de empregados com carteira assinada, desde que a empresa que você trabalhe atualmente possua convênio com a instituição financeira. Assim, geralmente, suas taxas de juros são as mais baixas entre todas as modalidades.
Como vimos, o uso das linhas de financiamento deve ser consciente. Para cada situação, seja uma emergência pontual ou a concretização de um objetivo na vida, há a modalidade de crédito mais adequada, com menor custo e melhores prazos. Portanto, é preciso calma para poder pesquisar e escolher a melhor para as suas necessidades.
Gostou de nosso artigo sobre linhas de financiamento? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e contribua para enriquecer nosso debate! Você pode também curtir e saber mais detalhes em nossa página no Facebook.
Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.