Saber cuidar do veículo é essencial tanto para quem gosta de dirigir quanto para quem quer evitar gastos e aborrecimentos desnecessários. Um carro bem cuidado e com a manutenção em dia terá sua vida útil aumentada e também será muito mais valorizado, o que é importante para quem pensa em vendê-lo futuramente.

Estar com a manutenção do veículo em dia é uma obrigação do proprietário e do motorista. E isso não se resume a apenas levar o carro para revisões de tempos em tempos. É preciso colocar em prática certos hábitos que ajudam não apenas na sua conservação, mas também na segurança de quem dirige.

Um desses hábitos (e talvez o mais importante) é a calibragem dos pneus, uma prática essencial para preservar o carro, porém muito negligenciada por alguns. Entenda a seguir por que é indispensável conferir a calibragem periodicamente!

Segurança do veículo

A estabilidade do carro depende de diversos fatores. Um deles é o atrito causado entre o pneu e a pista. Pneus com calibragem incorreta deixam o veículo instável, o que pode causar um acidente.

Por exemplo, pneus murchos têm um contato maior com a pista e, em casos de chuva, isso causa um acúmulo maior de água na frente das rodas, podendo fazer o carro deslizar por causa de aquaplanagem. Por outro lado, pneus cheios demais possuem menor aderência com a pista e isso prejudica a frenagem do veículo, gerando risco de colisão.

Desgaste dos pneus

Fazer a calibragem dos pneus de forma correta e periódica ajuda também a aumentar a vida útil dessas peças. Se estiverem murchos demais, qualquer impacto com buracos na pista pode causar danos e bolhas na sua lateral. Essas bolhas podem estourar, tornando o pneu inutilizável.

Como não é nenhuma surpresa que as condições das nossas estradas e vias não são lá grandes coisas, é melhor cuidar bem dos seus pneus para não correr o risco de perdê-los.

Além disso, pneus murchos e desgastados também forçam outros componentes do veículo como, por exemplo, os amortecedores. Portanto, a calibragem correta também evita dores de cabeça com manutenções no futuro e ajuda na preservação do veículo como um todo.

Consumo de combustível

A calibragem dos pneus também causa um impacto direto no consumo do veículo. Como já foi dito, o pneu murcho tem um contato maior com a pista, causando mais atrito. Isso faz com que o motor do carro tenha que fazer muito mais força para conseguir movimentá-lo e, consequentemente, ele acaba consumindo mais combustível.

Portanto, se você quer economizar dinheiro na hora de abastecer o seu carro, é melhor se lembrar de calibrar os pneus periodicamente.

Calibragem correta

Antes de mais nada, é importante ler o manual do veículo para saber qual é a pressão ideal dos pneus. Alguns carros possuem calibragens diferentes para as rodas dianteiras e traseiras.

Existem, porém, outros fatores que também influenciam nisso. Por exemplo: veículos com uma carga maior (seja de passageiros ou de bagagens) precisam de mais pressão nas rodas. Normalmente, o manual também já diz qual é a calibragem recomendada para esses casos.

Lembre-se sempre de fazer a calibragem de quinze em quinze dias. Esse é período ideal para evitar que os pneus se desgastem. É importante também que eles estejam frios, pois o ar quente dentro dos pneus causa uma alteração no momento de medir a pressão.

Fazer a calibragem dos pneus de forma correta é essencial para quem quer preservar seu veículo e economizar dinheiro. Além disso, também é importante para a segurança dos próprios motoristas e passageiros.

Essa é uma prática tão simples e rápida que não deve ser negligenciada. Portanto, aproveite e compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam o quanto isso é importante!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.