Ter um capital de giro é fundamental para que sue negócio consiga manter-se ativo. Porém, nem todas as empresas conseguem ter e acabam recorrendo ao financiamento de capital de giro.

Quem possui uma empresa sabe que é necessária a movimentação financeira constante e que às vezes precisa de dinheiro para capitalizar. Para isso, você pode encontrar financiamentos a curto, médio e longo prazo.

O capital de giro nada mais é do que o resultado entre a diferença de dinheiro que você possui em caixa e o dinheiro que você deve. Ele é a quantidade de dinheiro que seu negócio precisa para funcionar regularmente.

O financiamento de capital de giro irá te ajudar a suprir suas carências e reorganizar seu fluxo de caixa. Porém, nada adiantará se você não tiver uma boa gestão do seu negócio.

Quais as garantias para o financiamento de capital de giro?

Dependendo do tipo de financiamento, para que você consiga realizá-lo será necessário que você ofereça garantias à instituição financeira. São várias as opções que podem ser oferecidas, como:

  • Máquinas e equipamentos
  • Veículos
  • Hipoteca
  • Penhor de recebíveis
  • Penhor Mercantil
  • Penhor de Quotas de sociedade Limitada
  • Penhor de ações
  • Penhor de títulos
  • Penhor de direito creditórios
  • Duplicatas
  • Cessão de crédito
  • Cheques
  • Entre outros

Características do financiamento de capital de giro em longo prazo

O financiamento em longo prazo é aquele que possui dívida maior que um ano, mas geralmente varia de 5 a 20 anos. Ele possibilita que você dê uma alavancada financeira no seu negócio.

Várias cláusulas são incluídas nos contratos de empréstimo, que especificam alguns critérios a respeito de registros e relatórios contábeis, de manutenção geral do negócio por parte da empresa tomadora e do pagamento de impostos.

Contrato de empréstimos em longo prazo normalmente incluem certas cláusulas restritivas, impondo algumas restrições operacionais e financeiras ao tomador. Essa é uma forma dele se precaver dos riscos.

Vantagens de fazer um financiamento de capital de giro

Existem várias vantagens de contratar um financiamento. Uma delas é que você não precisa comprovar a destinação de recursos, podendo utilizá-lo para o que desejar.

A outra vantagem é que a forma de contratar um financiamento de capital de giro é bem descomplicada, ou seja, seu crédito poderá ser aprovado de forma simples e fácil, sem muita burocracia.

O empréstimo pode ter prazos bem flexíveis, que serão negociados de acordo com sua necessidade. O recurso é liberado através de conta corrente, podendo ser sacado a hora que quiser.

Geralmente o financiamento tem juros baixos, pois você oferece garantias para o banco em troca. Isso faz com que os riscos diminuem e eles possam fornecer melhores taxas e valores para você.

Quando as garantias do crédito forem hipotecas, avalistas e notas promissórias, os juros serão mais altos.

Como fazer o financiamento de capital de giro

Antes de começar a procurar um empréstimo será necessário saber qual a quantia que você precisa e quando você conseguirá quitar toda a dívida. Tente usar prazos bem realistas, levando em conta que imprevistos acontecem.

Pesquise em vários locais diferentes e conheça detalhadamente as linhas de crédito, as taxas de juros, formas de pagamento, valor da parcela e tudo mais que você precisa saber.

Faça simulações online no site das instituições financeiras. Isso vai fazer com que você tenha controle e saiba o que irá pagar. Fique atento ao valor da parcela. Você deverá ter dinheiro suficiente para paga-la todo o mês.

O planejamento é necessário para que você consiga pagar em dia as parcelas, evitando pagar juros sobre juros, o que poderá virar uma bola de neve, ficando cada dia mais difícil de manter.

O limite que você deverá financiar vai ser definido com relação à capacidade de pagamento da sua empresa.

O financiamento de capital de giro é diferente dos outros em alguns fatores como: prazos, taxas, tributação de impostos, garantias, concentração de crédito com clientes, entre outros.

Quanto mais tempo durar o seu financiamento, maiores serão as taxas de juros. Isso acontece pelos seguintes fatores:

  • A expectativa de maiores taxas futuras de inflação;
  • A preferência do banco em fazer empréstimos em períodos mais curtos, mais líquidos
  • A maior demanda por financiamento em longo prazo ao invés de curto prazo.

Com prazos longos o banco terá uma previsão menor a respeito das taxas futuras e assim, terá mais riscos de perder. Além disso, o prazo maior aumenta o risco de incobráveis associados ao financiamento.

Por isso, tente fazer em prazos menores possíveis, desde que não comprometa sua renda e acabe atrapalhando o seu orçamento.

Um ótimo lugar para você fazer o seu financiamento é na Financia Tudo. Por isso, acesse o site www.financiatudo.com.br e conheça os produtos disponíveis para você.

O Financiamento de capital de giro é uma ótima forma para quem quer conseguir crédito para sua empresa. Quer saber mais sobre esse assunto? Leia sobre Como conseguir capital de giro