A compra do primeiro carro é um momento que costuma gerar grande emoção. Trata-se da concretização de um sonho de muitos brasileiros: o de ter o próprio automóvel. Mas, para que a alegria seja completa, é preciso planejar muito bem a aquisição, evitando se endividar de forma excessiva. 

Neste post, você vai ver 5 cuidados que deve ter antes de comprar o seu primeiro carro. Boa leitura! 

​1. Escolha um carro que atenda as suas necessidades

Tanto o mercado de seminovos quanto o de veículos zero Km tem uma enorme gama de opções entre modelos, marcas, versões e configurações. Isso porque, nos últimos anos, as montadoras flexibilizaram seus portfólios e passaram a produzir carros que possam atender a todo tipo de perfil de consumidor. 

Portanto, na hora de escolher o seu, avalie de que forma ele poderá ser útil para você. Existem opções mais econômicas, mais espaçosas, mais baratas, mais equipadas etc. O importante é que o carro esteja de acordo com o que você espera e que o preço caiba no seu bolso.

2. Não deixe o financiamento tomar toda a sua renda

Se for optar pelo financiamento, situação comum para quem adquire o primeiro veículo, fique esperto com o valor das parcelas. Geralmente as pessoas fazem um calculo apertado do pagamento mensal, desconsiderando as outras despesas que o carro traz consigo. Aí, quando aparecem os custos com combustível, seguro e manutenção, a situação aperta. 

Portanto, não contrate um plano que comprometerá um percentual muito grande dos seus rendimentos. Para evitar isso, tente dar uma entrada mais robusta e procure por planos com taxas menores. Fique atento também ao tempo do financiamento. Planos muito longos significam mais juros ao final. 

3. Verifique a procedência

Se você optou por comprar um veículo usado ou seminovo, investigue todo o histórico dele antes de fechar o negócio. De preferência, leve o carro pelo qual você se interessa a um mecânico de confiança e peça para que ele avalie se o veículo está em boas condições. 

Antes de fechar o negócio, entre no site do Detran do seu estado e confira a situação legal do veículo pretendido. 

4. Compare preços, condições e modelos

Não fique fechado a um modelo ou marca. Compare, faça test-drives, verifique as condições de pagamento e planos de garantia (no caso de carros zero Km). Tire alguns dias para pesquisar e ir atrás do melhor negócio. Essa é a melhor maneira de valorizar o seu dinheiro

5. Faça uma cotação do seguro antes de fechar o negócio

O preço do seguro pode variar muito de carro para carro. Por isso, antes de decidir por um modelo, faça uma cotação para saber o quanto as seguradoras cobram pela proteção ao veículo que você quer comprar. Se o valor for muto alto, pode prejudicar a sua situação financeira na hora de dar a entrada no financiamento. 

Seguindo essas dicas, a compra do primeiro carro vai ser recheada de felicidade para você! Se quiser complementar essa leitura, clique aqui e veja alguns cuidados para comprar um carro usado sem ter dor de cabeça. 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.