Para quem quer adquirir qualquer bem, é essencial pesquisar as principais linhas de crédito existentes no mercado. Isso porque as taxas de juros cobradas pelas instituições bancárias nos financiamentos tradicionais são muito altas, o que acaba prejudicando o fechamento do contrato.

Porém, a boa notícia é que existem outras opções de linhas de crédito atualmente, que podem tornar realidade o seu desejo de conquistar aquilo que sempre sonhou.

A seguir, separamos as principais linhas de crédito para te ajudar a identificar qual é a melhor para você. Continue a leitura e confira!

Cheque especial

O cheque especial é um saldo extra que você tem em sua conta corrente. Quando você utiliza todo o dinheiro da sua conta e precisa de mais para arcar com os seus compromissos, você vai ficar com um saldo negativo, o que significa que você acaba entrando no cheque especial.

A utilização desse recurso funciona de forma automática, sempre que o débito existente na conta for maior que o saldo disponível.

Mas, tome muito cuidado, pois essa é uma linha de crédito que possui uma taxa de juros muito alta se comparada com as demais, pois os bancos elevam a taxa em função dos índices médios de liquidez da modalidade. 

Os juros e taxas como IOF e encargos são calculados por dia de utilização e, depois, cobrados a cada mês.

Crédito pessoal

Entre as diversas linhas de crédito, o crédito pessoal tem se tornado o mais comum, porque uma de suas principais características é que quando o consumidor recebe o dinheiro, ele pode usufruir da maneira que bem entender, sem precisar prestar contas à instituição que lhe forneceu o crédito.

Para adquirir o crédito pessoal o consumidor deve se dirigir a qualquer instituição financeira e solicitar a documentação necessária para a aquisição do crédito, porém, ele não pode ter seu nome inserido em nenhum órgão de proteção ao crédito.

Além dos juros, haverá cobrança de IOF e da taxa de abertura de cadastro (TAC), esses valores estão embutidos no valor das parcelas. O parcelamento pode chegar a até 48 vezes, mas isso pode variar de acordo com as normas de cada instituição.

Porém, a taxa de juros cobrados por bancos é outro ponto que você deve estar atento, pois como eles não possuem um limite máximo, os bancos podem aplicar as taxas que bem entenderem.

Financiamento e refinanciamento de veículo

Considerado uma das melhores linhas de crédito, o financiamento e refinanciamento de veículo é mais fácil de conseguir. Os documentos exigidos para a negociação são RG, CPF e comprovante de renda e residência.

Como em qualquer outro tipo de financiamento, existe a cobrança da taxa de juros, porém elas são menores do que as de um empréstimo comum e as parcelas cabem no seu bolso.

Além disso, a praticidade e agilidade na liberação de um financiamento ou refinanciamento são bem maiores, fazendo com que você consiga adquirir o seu carro novo com a maior brevidade possível.

Tetos médios de taxas praticadas pelo mercado financeiro

Os tetos médios de taxas de juros praticadas pelo mercado financeiro costumam variar de banco para banco, por isso é de suma importância que você tenha conhecimento desses dados, pois eles serão muito úteis para evitar o pagamento de juros abusivos.

A seguir apresentamos a taxa média de juros entre os principais agentes financeiros de cada linha de crédito exibida neste artigo, às quais são:

  • cheque especial: entre 7,03% e 17,39% ao mês;

  • crédito pessoal: entre 5,38% e 15,57% ao mês;

  • financiamento de veículo: varia entre 1,79% e 2,53% ao mês;

  • refinanciamento de veículo: varia entre 2,12% e 3,47% ao mês.

As principais linhas de crédito facilitam muito a vida daquele que quer conquistar a sua independência financeira e auxiliam na aquisição de novos bens. Você só precisa ficar atento em relação às taxas cobradas pelas instituições financeiras e escolher a melhor opção de linha de crédito para você.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe nas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecerem mais sobre o assunto!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas.