Você está pensando em adquirir um imóvel?

É cada vez mais fácil realizar o sonho da casa própria por meio de um financiamento imobiliário. Porém, podem ocorrer erros durante o processo que, se não forem evitados, serão capazes de transformar o sonho em um grande problema.

Felizmente, se tomadas as devidas precauções, não há motivos para se preocupar. Para ajudar você a ficar longe dos problemas, preparamos este artigo com quatro erros a serem evitados. Acompanhe!

1. Negligenciar o planejamento

Entre os erros mais comuns ao fazer um financiamento imobiliário, a falta de planejamento figura entre os mais nocivos.

Talvez levadas por sentimentos como emoção e ansiedade, muitas pessoas pecam em não avaliar corretamente as condições financeiras antes de solicitar o crédito.

Fazer um planejamento financeiro é fundamental para que você possa ter uma real noção de sua saúde financeira e do impacto que as prestações do financiamento vão causar em seu orçamento.

Procure colocar sua vida financeira na ponta do lápis, fazendo um levantamento completo de todas as suas despesas. Com base nos resultados obtidos, prepare uma simulação de como ficariam suas contas se incluído o valor estimado para as prestações.

Assim, você reunirá informações suficientes para definir possíveis cortes no orçamento, além de ter uma noção do valor máximo que é capaz de financiar. Tal informação será muito útil para evitar decisões por impulso.

2. Não levar em conta os gastos envolvidos

Para não se complicar ao fazer um financiamento imobiliário, que é um compromisso de longo prazo, é preciso ter cuidado para não acumular dívidas na hora de começar a pagar as prestações.

Muitas pessoas enfrentam dificuldades justamente por não levarem em conta os gastos que ocorrem no período que antecede a liberação do crédito. Para financiar um imóvel, é necessário cumprir certas exigências que, muitas vezes, envolvem custos consideráveis.

A taxa de avaliação, por exemplo, é obrigatória, e não pode ser incluída no financiamento. Devem ser mensurados também os gastos com a emissão de certidões e o pagamento de tributos, como o ITBI.

É fundamental garantir que não seja necessário tirar um empréstimo para cobrir estes gastos, que ainda se juntam a outros, como a mudança para a casa nova e a entrega do imóvel alugado, se for o caso.

Vale lembrar que as parcelas de um eventual empréstimo se somariam às prestações do financiamento, comprometendo todo o planejamento mencionado no primeiro item. Antes faça uma simulação

3. Omitir informações de dívida ativa

Quando você solicita um financiamento imobiliário, deve estar ciente de que a instituição responsável pela liberação de crédito fará uma análise completa de seu cadastro. São verificados registros em órgãos públicos e serviços de proteção ao crédito.

Deixar de prestar informações de dívida ativa, nesse caso, só vai prejudicar a aprovação cadastral, atrasando a liberação do crédito. Se você se encontra nessa condição, é recomendável evitar contratempos.

Verifique com a instituição financeira os possíveis impedimentos e, se necessário, regularize a situação antes mesmo de formalizar o pedido de financiamento.

4. Atrasar a entrega da documentação

Assim como a omissão de informações, o atraso da documentação pode retardar a liberação do crédito. O financiamento imobiliário envolve uma série de trâmites legais, sendo de suma importância manter a documentação em dia. Se possível, reúna os papeis antes mesmo de dar entrada na solicitação.

Ainda em relação aos documentos, um detalhe merece maior atenção: boa parte das certidões, como as negativas e a de casamento, possui prazo de validade. Portanto, se ocorrerem atrasos durante o processo, há o risco de que os documentos expirem, sendo necessário emitir novas vias e pagar por elas. 

Para que não ocorram problemas, é importante fugir de erros que podem ser evitados. Se você está se planejando para dar entrada em um financiamento imobiliário, tome os cuidados necessários e se prepare para aproveitar da melhor maneira seu novo imóvel.

Então, gostou do artigo? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.