A indústria automotiva revela constante preocupação em fabricar veículos capazes de reduzir o consumo de combustível. Essa parceria com o consumidor vem desde os anos 1970, quando aconteceu a primeira crise do petróleo, que elevou o valor da gasolina a preços altíssimos. Ao pensar na economia dos clientes, as montadoras investem em modelos simples, eficientes, sem deixar as inovações tecnológicas de lado.

Um estudo recente realizado pelo Inmetro mostrou quais são os carros mais econômicos do Brasil. A pesquisa reuniu 35 marcas e 1102 modelos da categoria de automóveis leves.

No post de hoje, vamos apresentar os 5 carros movidos a gasolina que encabeçam a lista e que podem facilitar muito a vida do consumidor na hora do financiamento. Confira!

1. Toyota Prius

Primeiro automóvel híbrido vendido em larga escala do mundo, o Prius tem capacidade para rodar até 20 km com um litro de gasolina. Isso não é sensacional?

De acordo com pesquisa do Inmetro, o consumo em uso na cidade é de aproximadamente 18,9 km/l de gasolina, mas na estrada esse número sobre para 17 km/l.

2. Ford Fusion 2.0 Hybrid

Cheio de charme ecológico, o Ford Fusion voltou às concessionárias brasileiras no ano passado. Essa já e a segunda geração desse modelo. 

Além de oferecer rico arsenal tecnológico, que envolve até um Kers — sistema responsável por recuperar energia nas frenagens —, o modelo é um dos mais eficientes para trajetos urbanos.

No Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o veículo atingiu médias de consumo de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

3. Lexus CT200H 1.8

O hatch híbrido também é uma boa opção para quem quer chegar longe, gastando menos combustível.

O modelo possui dois motores – um 1.8 a gasolina e outro elétrico -, que, juntos, chegam a gerar potência combinada de 136 cv.

Em trajetos urbanos, o consumo de é 15,7 km/l e de 14,2 km/l na estrada.

4. Volvo XC90 2.0 T8

Poderoso, o Volvo XC90 2.0 T8 também é um dos carros mais econômicos do Brasil. Para essa versão, a montadora sueca caprichou na potência.

O híbrido de 426 cv e motor de 4 cilindros tem capacidade para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Está bom para você?

No quesito consumo, o utilitário esportivo atinge média de 15,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada.

5. Peugeot 208 1.2 Active

O veículo foi projetado com motor 1.2 (3 cilindros flex de 84/90 cv) e com mais uma série de atrativos como direção elétrica progressiva, chave canivete, transmissão manual de cinco marchas e outros.

A montadora francesa também investiu bastante ao pensar em um carro econômico. O consumo bate 15,1 km/l em circulação urbana e 14,2 km/l na estrada.

Híbridos: ecológicos e econômicos

Não só para a indústria automotiva, mas principalmente para o consumidor, os modelos híbridos já são considerados os carros do futuro. Além da redução do consumo de combustíveis, produzem baixos níveis de gases tóxicos: isso porque são adaptados com dois motores, a gasolina e elétrico, que trabalham juntos — alimentados por baterias.

Para muitos, o valor dos híbridos ainda é uma desvantagem. Dos modelos que apresentamos acima, o Peugeot 208 1.2 Active é o mais acessível (R$ 48.000), e o Volvo XC90 2.0 T8 custa quase 10 vezes mais (R$ 450.000).

Mas a boa notícia é que esses modelos podem entrar na lista dos carros mais econômicos do Brasil — porém a longo prazo — quando se pensa no consumo de combustível.

Gostou no nosso post? Acompanhe mais novidades do mercado automotivo por meio do nosso Facebook!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.