Quem tem um negócio sabe que ter um capital de giro é muito importante. Por isso, se as coisas não saem como esperado é preciso fazer um empréstimo. Vamos lhe mostrar os tipos de empréstimos para capital de giro.

Muitas instituições financeiras oferecem empréstimo a longo, médio e curto prazo, como forma de ajudar as empresas a reorganizar o seu fluxo de caixa e se manterem em funcionamento.

O capital de giro é o que mantém a empresa funcionando, ou seja, é a quantia de dinheiro circulando, que entre através de pagamento de cliente e sai por meio de contas a pagar, salário de colaboradores, impostos, pagamento de fornecedores, etc.

 

Conheça os tipos de empréstimos para capital de giro

Existem vários tipos de empréstimos que podem ser feitos através de instituição financeira. Vamos conhecer alguns deles:

 

Cheque especial

Nesse caso você não precisará fazer contratação. Geralmente os bancos já liberam um limite embutido sua conta, que pode ser utilizado quando você quiser.

A desvantagem do cheque especial é que os juros costumam ser bastante abusivos, com taxas bem altas. Esse é um dos tipos de empréstimos para capital de giro com os juros mais caros

 

Conta garantida

Este é um tipo de empréstimo bem parecido com o cheque especial, porém, possui uma taxa menor. A conta garantida é um limite de crédito que o banco disponibiliza para você baseado em alguma garantia.

Pode ser os recebíveis por cheque, créditos eletrônicos ou duplicatas. Você deve apresentar esses créditos ao banco. Eles serão descontados caso sua conta corrente não tenha saldo o suficiente para arcar com alguma despesa.

Para conseguir o empréstimo você passará por uma análise feita pelo banco, onde ele irá ver sua capacidade de pagamento, seu fluxo de caixa, seus créditos anteriores, sua capacidade de gerar receita, sua situação no SPC e Serasa e analisar outros fatores.

 

Empréstimo pessoal

Esse é um dos tipos de empréstimos para capital de giro que mais precisa de cuidados, pois requer que você tenha bastante planejamento para não ficar endividado.

Primeiramente será necessário saber qual a quantia que você precisa e quando você conseguirá quitar toda a dívida. Tente usar prazos bem realistas, levando em conta que imprevistos acontecem.

Você deverá fazer uma pesquisa dos locais onde poderia fazer o empréstimo. Conheça detalhadamente as linhas de crédito, as taxas de juros, formas de pagamento, valor da parcela e tudo mais que você precisa saber.

Não feche um acordo antes de fazer simulações, para que você tenha controle e saiba o que irá pagar. Fique atento ao valor da parcela. Você deverá ter dinheiro suficiente para pagá-la todo o mês.

Quando você não consegue arcar com as parcelas, os juros vão aumentando, fazendo uma bola de neve que será difícil de pagar

A contratação deste empréstimo costuma ser rápida e bem acessível, porém, é preciso ficar atento às taxas, que podem ser bem altas nesse caso.

 

Empréstimo com garantia de imóvel

Esse tipo de crédito oferece juros bem baixos e prazos maiores para o pagamento. Por isso, se você tem um bem, pode utilizá-lo para conseguir empréstimos mais vantajosos.

O requisito básico é que você tenha um imóvel em seu nome que servirá como garantia. Muitas pessoas deixam de realizar sonhos por falta de dinheiro, mas isso pode ser alterado.

Esse empréstimo também é chamado de alienação fiduciária, refinanciamento de imóvel ou home equity.

Com ele você dá maior garantia para a instituição financeira, com isso você consegue empréstimos maiores e com taxas menores. Dependendo da instituição você poderá oferecer um imóvel ou veículo.

Uma das formas de fazer empréstimo com garantia de imóveis é na Financia Tudo. Entre na página www.financiatudo.com.br/refinanciamento-de-imoveis/ e faça sua simulação.

 

Como funciona o empréstimo para capital de giro

Para que você escolha um dos tipos de empréstimos para capital de giro é necessário ir até uma instituição financeira e solicitar. Lá eles irão analisar o seu crédito e ver se você tem condições de arcar com a dívida.

Antes de pedir o crédito faça um planejamento e verifique se você terá condições de pagar as parcelas. Elas poderão ser no máximo 30% da sua renda mensal.

Porém, é viável que este porcentagem seja menor, para não correr o risco de comprometer o seu orçamento se acontecer um imprevisto.

As opções de empréstimos vão variar de acordo com cada tipo de empresa e o ramo em que ela faz parte. Em alguns casos você pode conseguir condições diferenciadas.

Você pode encontrar formas de pagamentos mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais ou até mesmo quando acabar o contrato.