Como se planejar para financiar um imóvel? Talvez essa seja a dúvida que muitos brasileiros gostariam de solucionar. Afinal, ainda hoje, a casa própria é o sonho de milhares de pessoas. No entanto, para que isso aconteça, é necessário agir com precaução e, acima de tudo, saber o momento exato de fazer um financiamento. Será que está mesmo na hora?

Se você quer saber como comprar a sua casa de maneira segura e no momento mais apropriado, acompanhe já as nossas dicas!

Afinal, como planejar para financiar o imóvel dos meus sonhos?

Comprar um imóvel é o desejo de grande parte dos brasileiros. Se você também sonha com isso, saiba que essa realização pode estar mais perto do que imagina. Para tanto, é necessário que conheça a importância do planejamento financeiro nessa etapa da sua vida.

Colocar as finanças em ordem e agir com cautela são exemplos de boas práticas que podem ajudar a conseguir as chaves de sua nova casa. Então, para transformar o seu sonho em realidade de uma vez por todas siga os passos abaixo:

Pense na comodidade de sua família atrelada às suas necessidades

Você pretende aumentar a família ou quer manter as coisas como estão? Deseja receber amigos em casa nos finais de semana? Esses questionamentos são muito importantes, pois indicam por que você precisa do imóvel.

Imagine comprar uma casa com 2 quartos para uma família de 7 pessoas. Seria um verdadeiro caos, não é? Portanto, reconheça quais são suas necessidades de hoje, mas pensando no amanhã!

Saiba a importância de poupar para dar uma boa entrada

Atualmente, a maioria dos financiamentos bancários exige dos compradores um valor monetário mínimo de entrada para que a negociação seja iniciada. Geralmente, essa quantia é de 20% do valor total do imóvel. Por isso, é importante que você tenha, desde já, uma reserva de capital para fechar o seu negócio.

Conheça as taxas de juros ofertadas pelos bancos

Outro importante passo ao planejar para financiar um imóvel é conhecer quais são as taxas de juros. Afinal, elas variam entre cada banco, por isso, é bom que você fique atento.

Dessa forma, pagar uma taxa de 9,49% ao ano para o banco X e 11,40% ao ano para o banco Y resulta em uma economia significativa que poderia ser usada para comprar um eletrodoméstico, por exemplo.  

Veja o seu orçamento antes de comprar qualquer imóvel

Certifique-se de conhecer, ao menos por alto, quanto vai lhe custar o imóvel que você tanto sonhou. A partir disso, você identificará quais são as possibilidades da sua gestão financeira, analisará se realmente é um bom negócio e terá a certeza de que as prestações caberão em seu bolso.  

Conte com a ajuda de profissionais especializados

Por fim, mesmo com tantas dicas, ninguém está livre dos possíveis contratempos. A melhor maneira de prevenir isso é contar com o auxílio de um profissional especializado.

Basicamente, o auxílio de um consultor de imóveis é fundamental para esclarecer os erros envolvidos na compra, identificar possíveis divergências no contrato, no pagamento e entre as partes.

Viu como se planejar para financiar um imóvel pode ser tarefa fácil? Basta seguir as dicas acima. Assim, você não apenas se torna proprietário do seu imóvel, como também consegue fazer isso com prestações que cabem em seu bolso!

Gostou do conteúdo? Então, que tal iniciar esse projeto descobrindo como fazer para sobrar dinheiro no fim do mês?

Você também pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.