O Capital de giro para empresas são os valores necessários para que o negócio esteja em funcionamento. Com esse recurso, é possível desempenhar as atividades diárias e fazer a produção girar.

Ele pode ser considerado os bens da empresa que conseguem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo, como por exemplo, saldo em conta corrente, contas a receber, saldo em caixa, aplicações e estoque de mercadorias.

O capital de giro é dado pelo resultado da diferença entre o dinheiro que o negócio tem disponível e o dinheiro que será utilizado para pagar as contas, seja elas despesas fixas, pagamento de fornecedores ou algum gasto extra.

Ter um bom planejamento a respeito dele é fundamental para que a empresa consiga se manter ativa no mercado e não se acabe em dívidas, tendo que solicitar empréstimos.

Capital de giro para empresas no ramo industrial

Para que uma fábrica funcione é preciso que tenha material para ela produzir seus produtos.

Geralmente os pedidos de matéria prima são feitos em grande quantidade, tendo um gasto inicial alto, tanto para manter em estoque quanto para atender um pedido em específico.

Quando a compra for à vista e o pagamento de forma parcelada, a necessidade de um Capital de giro para empresas é ainda maior.

Será necessário esse recurso para viabilizar a compra de insumos, pagar funcionários, pagar custos operacionais e para manter a estrutura ativa até a finalização da entrega.

Capital de giro para empresas no ramo comercial

Em um comércio varejista, por exemplo, são realizadas compras frequentes para repor o estoque. Nesse caso o prazo de pagamento é um pouco diferente do que geralmente acontece na indústria.

No comércio o pagamento vem aos poucos, de acordo com cada peça vendida e o gasto inicial é volumoso. Sendo assim, não precisa ter um capital de giro permanente.

Porém no dia da compra das peças é necessário ter capital para arcar com a operação. Além do que é gasto com pagamentos e contas fixas.

Capital de giro para empresas no ramo de serviços

Empresas que prestam serviços costumam precisar de menos recurso, pois o principal gasto está relacionado à mão de obra. Os materiais geralmente são fixos, não precisando comprar com frequência.

Os principais gastos seriam com impostos e pagamento de funcionários, porém o ciclo de venda acontece, na maioria das vezes, dentro do mês.

O que é capital de giro líquido?

Também conhecido como folga financeira, ele é a quantidade de dinheiro financiada pelos recursos próprios que não são imobilizados no ativo e pelo passivo exigido em longo prazo.

Ou seja, é dinheiro necessário para que todas as contas no curto prazo sejam pagas.

O que é capital de giro próprio?

É a capacidade da empresa de se autofinanciar, ou seja, o gestor percebe que os pagamentos serão feitos com os recursos em caixa, sem a necessidade de contratar empréstimos.

É ele que faz com que tenha uma boa relação entre os recebidos e os gastos, sem necessidade de recorrer a fontes de terceiros, formando um ciclo positivo.

Fatores que influenciam no capital de giro para empresas?

O tipo de negócio irá influenciar na quantidade de capital, mas como regra geral, quanto maior a necessidade de estoque e quanto maior os prazos para o cliente pagar, mais recursos serão necessários.

Por isso, é preciso que você tome decisões de compra e venda a partir de uma análise do capital de giro disponível. Coloque os pagamentos para serem feitos após o recebimento.

Se você não tiver capital para arcar com suas dívidas, serão cobrados juros que irão diminuir sua margem de lucro.

Para administrar o capital de giro é importante analisar as sobras, necessidade de recursos e os efeitos da tomada de decisão.

Alguns fatores que diminuem o capital de giro e precisam ser evitados são:

  • Aumento de custos;
  • Aumento das despesas financeiras;
  • Crescimento da inadimplência;
  • Redução de vendas.

Porque é importante gerenciar o capital de giro?

Ao gerenciar seus recursos, a empresa saberá a quantidade de dinheiro em caixa e poderá manter o caixa sempre positivo, saber qual o momento para comprar, manter o fluxo de entrada e saída equilibrado, suprir necessidades operacionais, criar riquezas na empresa em longo prazo.

Quando há um mau gerenciamento, os riscos operacionais crescem, fazendo com que a empresa possa vir a ter um caixa negativo e consequentemente comprometendo a realização das suas atividades.

Você não apenas deve geral o capital de giro, mas também mantê-lo, de forma que você não precise recorrer a terceiros.

Fique atento ao gerenciamento do capital de giro para empresa, pois uma gestão ineficiente pode afetar o fluxo de caixa, levando a inadimplência e até o fechamento da empresa.

Veja também nosso conteúdo sobre Regras para o refinanciamento imobiliário