Enfrentar o trânsito brasileiro não é nada fácil! Infelizmente, em alguns momentos, pode até ser uma tarefa perigosa! Afinal, o Brasil é o quinto país com mais mortes no trânsito.

A grande maioria dessas fatalidades poderia ser evitada! Pelos dados da Polícia Rodoviária Federal, as mortes de 2016 foram causadas por: falta de atenção (30,8%), excesso de velocidade (21,9%), combinação entre álcool e direção (15,6%), desobediência à sinalização (10%), ultrapassagens erradas (9,3%) e sono (6,7%).

Isso quer dizer que com direção segura e boas práticas no trânsito, todos nós podemos ajudar a diminuir essas estatísticas. Veja aqui 7 dicas de segurança que você não pode deixar de seguir!

1. Praticar a direção defensiva

Dirija sempre com responsabilidade e prudência. Mantenha-se atento ao que acontece ao redor e proteja-se de atitudes arriscadas de outros motoristas.

Obedeça à sinalização, dê a seta ao dobrar ou mudar de faixa e procure manter a tranquilidade no trânsito.

2. Utilizar o cinto de segurança

É ele que garante sua segurança em uma batida, por menor que ela seja.

Não importa se você está indo para um local perto ou se dirige devagar, coloque sempre o cinto de segurança!

Lembre-se que ele não é obrigatório apenas nos bancos da frente. Os passageiros do banco de trás também devem usá-lo.

3. Obedecer aos limites de velocidade

Andar na velocidade da via é indispensável para um trânsito seguro.

Para garantir boas práticas no trânsito, respeite os limites estabelecidos. Dirigir de forma moderada possibilita que você tenha maior agilidade e segurança caso precise reagir a obstáculos na via.

4. Dirigir somente em boas condições

Certifique-se de estar bem quando for sair com seu carro. Se estiver com sono, muito estressado ou sob efeito de algum remédio, considere ir de carona ou chamar um táxi.

Desequilíbrios emocionais ou físicos afetam a capacidade do motorista.

E nunca é demais reforçar: não há combinação mais perigosa do que bebida e direção. Nunca dirija depois de consumir álcool.

5. Evitar o uso do celular ao dirigir

O aparelho celular é uma das maiores causas de distração no trânsito. Enquanto você conversa com alguém, checa um caminho no aplicativo ou digita uma mensagem, muita coisa pode acontecer.

Não pegue o celular enquanto dirige. E atenção! Não é permitido o uso do aparelho nem mesmo quando você está parado no semáforo ou no engarrafamento.

A multa por mexer no celular é gravíssima e o valor aumentou recentemente. Custa agora R$ 293,47.

6. Seguir a norma da utilização da cadeira para crianças

Se você transporta crianças pequenas, fique atento às formas adequadas de colocá-las no veículo.

Bebês de até um ano devem estar no bebê conforto. Crianças entre um e quatro anos, andam em cadeirinhas. Já crianças entre quatro e sete anos e meio, usam o assento elevação.

Ao comprar o equipamento, cheque a qualidade e aprenda a instalar corretamente.

7. Manter em dia a manutenção do veículo

Nunca ande com seu carro em más condições mecânicas. Essa é uma atitude arriscada.

Realize periodicamente as manutenções preventivas. Acompanhe o funcionamento, principalmente, dos limpadores de para-brisa, dos pneus, dos faróis, do sistema de freio e da correia dentada.

Sempre que seu carro precisar de conserto, vá rapidamente em uma oficina. Um veículo bem cuidado traz mais segurança para você.

Ao seguir essas dicas de boas práticas no trânsito, você contribui para diminuir a violência. Juntos, podemos construir um trânsito mais tranquilo e seguro para todos.

Você quer receber dicas sobre direção, veículos, financiamentos e seguros? Assine nossa newsletter!

 

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.