Está pensando em trocar de carro esse ano? É preciso estar atento a vários detalhes e fazer pesquisas antes de fechar o negócio. A tabela FIPE é uma ótima fonte de busca para confirmar se os valores cobrados estão de acordo com a média de mercado de cada automóvel.

Essa tabela é bastante usada e é uma excelente ferramenta para você ter uma ideia dos valores do carro que deseja. Se você ainda não conhece a tabela FIPE ou não sabe como usá-la, acompanhe as dicas do post de hoje e adquira informações importantes para trocar ou comprar o carro que deseja com mais segurança.

Tabela FIPE: o que é?

Essa é a tabela de preços de automóveis usados apurada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Ela é a maior referência atual do mercado na hora de pesquisar valores de carros usados. A FIPE informa também valores de veículos 0km, porém é mais utilizada para pesquisa de carros, motos ou caminhões usados.

A tabela FIPE se baseia em preços médios praticados em 24 estados do país e descarta valores muito acima ou abaixo da média. Além disso, ela serve como base de cálculo para o IPVA. Outro uso comum da FIPE é para seguradoras e financeiras basearem as taxas de seus serviços.

A tabela é atualizada com frequência. Por esse motivo, o indicado é acessar o site da Fundação sempre que necessário para acompanhar possíveis mudanças nos valores de alguns modelos. É importante ressaltar que ela é nacional e, por isso, os valores de certos carros podem variar de acordo com cada estado. A FIPE serve, principalmente, como uma base de comparação.

Como usar a tabela?

A Tabela FIPE é bem dinâmica e fácil de ser utilizada. Basta acessar o site para conferir as opções oferecidas para pesquisas e também informações relevantes sobre a tabela.

Existem várias opções de pesquisa na plataforma. Você pode optar por: tipo de veículo, código FIPE do automóvel, marca, modelo e ano, valor e carros 0km.

É importante lembrar que os valores mostrados nestas pesquisas são de média nacional, como dito anteriormente. Além dos preços variarem por estado, você pode observar mudanças também por conta de acessórios e/ou alguma modificação que o veículo tenha passado. Rodas, som, pintura e ar condicionado, por exemplo, podem valorizar muito o carro.

Outra dica importante é avaliar se estas modificações realmente garantem valor ao carro que você deseja ou podem trazer mais dor de cabeça futuramente. Normalmente, os carros com características originais são mais fáceis para venda.

Faça pesquisas

Devido a várias mudanças financeiras atuais de mercado, os valores podem variar com mais frequência em todos os estados. Por esse motivo, é muito importante fazer uma pesquisa aprofundada sobre o carro que deseja comprar. Também é indicado pesquisar o local ou o vendedor do veículo desejado.

Sempre desconfie de valores muito diferenciados da tabela FIPE. Nunca feche o negócio sem verificar todos os detalhes do veículo, como documentos e situação mecânica.

Gostou do nosso post? Se você deseja receber dicas importantes como essa em seu e-mail, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades de mercado, financiamentos e seguro!

Faça contato com nossos especialistas para conhecer no detalhe todos os produtos e ainda tirar suas dúvidas. Solicitar contato agora.