Controlar e gerir adequadamente as finanças pessoais é um desafio frequente que temos na vida, certo? Essa mesma noção vale para quem precisa cuidar do caixa de uma empresa, afinal, o negócio deve ser rentável e apresentar números satisfatórios no final do mês. 

Dessa forma, o capital de giro com garantia imobiliária surge como uma interessante opção para fazer com que um empreendimento não pare de investir e alcance melhores resultados. Se você deseja saber mais sobre essa possibilidade, continue lendo o texto!

O que é capital de giro?

O capital de giro é, para um empreendimento, um montante destinado à fluência das operações que essa corporação precisa fazer para que o seu funcionamento continue de modo adequado. Mais do que isso, ele também é destinado a investimentos e a eventuais oportunidades de mercado. 

Em termos resumidos, é designado como “de giro” por ter uma função transitória. Ou seja, ele também pode ser usado para:

  • arcar com despesas corriqueiras;
  • pagar bonificações para os funcionários;
  • resolver eventuais urgências;
  • proporcionar o crescimento.

Sendo assim, uma das formas de conseguir esse tipo de recurso é por meio da obtenção de linhas de crédito, já que elas podem ser rapidamente levantadas e utilizadas. 

Como funciona o capital de giro com garantia imobiliária?

Ele nada mais é do que o levantamento desse capital a partir de garantias imobiliárias. Assim, a titularidade de um imóvel é utilizada para garantir o pagamento da linha concedida. Esse processo também pode ser chamado de refinanciamento, alienação fiduciária, home equity ou hipoteca, embora essas designações também se apliquem a outros procedimentos. 

Comumente usado para a renegociação ou transferência de dívidas, ele está sujeito à aprovação da instituição financeira escolhida para fazer a operação. 

A celeridade na contração é um aspecto que chama atenção, tendo em vista que ela pode ser concluída em menos de 30 dias. A finalidade, por sua vez, não é restritiva, já que o crédito pode ter as mais variadas aplicações dentro do âmbito empresarial. 

O imóvel não precisa, necessariamente, ser próprio, porque algumas instituições aceitam imóveis de terceiros mediante as documentações previamente solicitadas nesses casos. Geralmente, não há distinção entre imóveis residenciais ou comerciais para conseguir o capital de giro com garantia imobiliária.

De acordo com uma matéria do jornal O Globo, os prazos para o pagamento também variam, embora sejam algo em torno de 15 anos na maioria parte dos bancos. O valor mínimo para fazer uma operação com garantia de imóvel, por sua vez, muda bastante, sendo que algumas financeiras não impõem limites mínimos, ao passo que outras só fazem a operação a partir de imóveis avaliados em R$ 100 mil. 

Quais são as vantagens do capital de giro com garantia imobiliária?

Os principais benefícios que ele oferece são:

  • taxas de juros muito menores em comparação às outras linhas de crédito;
  • facilidade de contratação;
  • prazos de amortização alongado;
  • possibilidade de ampliar a empresa rapidamente.

O capital de giro com garantia imobiliária certamente é uma boa saída para solucionar as pendências de seu empreendimento sem precisar lidar com juros abusivos. 

Se você gostou deste texto, assine a nossa newsletter para receber conteúdos gratuitos e exclusivos diretamente em seu e-mail. 

Você também pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.