Lidar com as finanças pessoais geralmente é uma dificuldade de muitas pessoas. Afinal, como administrar seu orçamento corretamente para que ele possa render mais no final do mês? 

Financiar um carro ou uma casa é uma ótima alternativa, já que lhe que permite realizar um sonho sem comprometer seu bolso imediatamente. É possível fazer um planejamento e pagá-los com tempo. No entanto, ainda é preciso quitá-los, para ficar com as contas em dia, certo?

Nesse sentido, a transferência de titularidade de financiamento tende a ser uma ótima saída. Se você deseja saber como ela funciona e como isso é feito, continue lendo o texto!

Por que fazer a transferência de titularidade de financiamento?

Imagine a seguinte situação: você compra um carro novo e faz o financiamento de parte do valor em seu nome. Contudo, algum tempo depois, alguns imprevistos acontecem e por esses motivos você passa a ter muita dificuldade para quitar seu débito. O que você, como titular dessa operação, pode fazer?

A transferência de titularidade é uma opção para não arcar com os prejuízos que a inadimplência nos boletos, por exemplo, pode causar. Além dos juros, é possível que você seja negativado e tenha outros problemas do gênero. Transferir é uma maneira de continuar lidando com seus compromissos em dia e não sofrer com essas preocupações. 

Como fazer a transferência de titularidade de financiamento? 

Primeiramente, é preciso que você comunique o credor. O banco ou financeira que fez o empréstimo fará uma avaliação do novo devedor para saber se ele tem, de fato, condições de assumir a dívida. Para isso, serão analisados os dados cadastrais e as garantias que ele tem. 

Depois disso, algumas regras serão acordadas com a instituição em questão. É comum que a transferência de uma pessoa física só seja permitida para outra pessoa física, somente. Outra prática recorrente é a manutenção dos mesmos termos em relação ao pagamento. 

Vale frisar que quem tem o crédito não é obrigado a aceitar essa troca. Nesses casos, é recomendado procurar por um novo banco ou organização financeira e tentar a portabilidade da dívida visando juros menores. Outra alternativa é buscar pelo refinanciamento.

Quais são as vantagens e desvantagens de fazer a transferência?

A principal vantagem é ganhar prazos melhores para o pagamento das parcelas, caso você continue pagando o financiamento ao novo devedor. Se você financiou um imóvel, mas decidiu comprar outro, a transferência também vem a calhar.

Os pontos negativos são as altas taxas podem ser cobradas para efetuar o processo. Trocar a titularidade pode sair mais caro do que você imagina e a ideia é economizar recursos, não é mesmo? 

Há, ainda, quem aposte em uma prática comumente chamada de “contrato de gaveta”, que consiste em um documento informal assinado entre as partes, mas sem levar em conta a permissão do credor.

As pessoas fazem isso para escapar daquilo que é cobrado para fazer a transferência de titularidade de financiamento. Isto não é recomendado porque pode gerar ainda mais dívidas para você, colocando suas propriedades em risco. 

Se você gostou do texto, não deixe de ler estas 4 dicas para fazer seu dinheiro render mais!

Você também pode manter contato com nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e ainda conhecer no detalhe todos os produtos Financia Tudo.